09/12/2011






HOJE NO

"JORNAL DE NEGÓCIOS"



Exportações cresceram 15,2% 
no terceiro trimestre

O desequilíbrio da balança comercial portuguesa desagravou-se no terceiro trimestre do ano com as exportações crescerem e as importações a declinarem no terceiro trimestre.

As saídas de bens cresceram 15,2% entre 30 de Julho a 31 de Outubro, face ao mesmo período do ano passado e, ao mesmo tempo, as entradas de bens sofreram uma diminuição de 0,8%, segundo divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta evolução ditou um desagravamento de 1,492 mil milhões de euros do défice da balança comercial, explica o comunicado do INE publicado hoje no seu “site”. A taxa de cobertura das importações pelas exportações melhorou em 10,3 pontos percentuais para 74,6%, constata o INE.

No mês de Outubro a evolução do Comércio Internacional em Portugal foi ainda mais favorável no sentido de um maior equilíbrio da balança de pagamentos. As expedições para o estrangeiro aumentaram 15,7%, sendo impulsionadas tanto pelas vendas a Países Comunitários como a Países Terceiros. As entradas sofreram uma quebra de 7,3% devido, sobretudo, à descida verificada no Comércio Intraomunitário.

Face ao mês de Setembro, as exportações cresceram 0,1% e as entradas caíram 7,5%, reflectindo uma quebra do Comércio Extracomunitário, reporta o INE.

As exportações para países da União Europeia aumentaram 12,5%, enquanto as importações desceram 3,2%, em termos homólogos. No Comércio Extracomunitário, as exportações aumentaram 23,1% e as importações cresceram 6%, refere o INE.

As categorias da economia mais responsáveis pela evolução das exportações foram a de Combustíveis e lubrificantes, ao progredirem 38,5%, em termos homólogos, enquanto a importação destes mesmos bens cresceu 14,2%. A categoria de Fornecimentos Industriais cresceu, em exportações, 18,9% e a de Material de transporte e acessórios avançou 17,8% em exportações e declinou 14,1% em importações.


* O volume das exportações é um dedo "mindinho" que se levanta contra a  crise.

.

Sem comentários: