24/11/2011



HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Alerta de risco para remédio

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) alerta para eventuais reacções adversas que podem ocorrer nos doentes de cancro tratados com o medicamento anticancerígeno Caelyx (doxorrubicina), devido a problemas detectados no fabrico, que levou ao fecho provisório da fábrica nos EUA.

O Infarmed alerta que os doentes "devem ser cuidadosamente monitorizados" e qualquer reacção adversa, incluindo sépsis ou suspeita de sépsis, deve ser notificada, porque "pode evidenciar problemas com o fabrico".

O Infarmed afirmou que "não tem registo de notificações de suspeitas de reacções adversas ao fármaco".

Jorge Espírito Santo, presidente do Colégio da Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos, afirmou que "os doentes são sempre devidamente monitorizados" e que existe uma terapêutica alternativa. O medicamento está indicado para tratar o cancro da mama metastizado, cancro do ovário em estado avançado, sarcoma de Kaposi (doentes de sida) e mieloma múltiplo.


* Se tem familiares ou amigos que tomem este medicamento avise-os, por qualquer lapso podem ainda não estar alertados. Contactem urgente o oncologista que os apoia.


.

Sem comentários: