18/11/2011



HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Premiada luta contra cancro

A investigação à leucemia linfoblástica aguda, um tipo de cancro no sangue frequente em crianças, foi um dos três projectos de investigação ontem galardoados em Lisboa com os prémios Pfizer.

O prémio de investigação clínica foi para João Barata, do Instituto de Medicina Molecular, com um trabalho sobre leucemia infantil. O estudo identificou várias mutações de células até agora desconhecidas – presentes em 9% dos doentes com leucemia estudados – e mostrou que estas podem estar na origem do mesmo tipo de tumores.

Um dos prémios de Investigação Básica foi atribuído a um projecto de Sérgio Fernandes Almeida e Carmo Fonseca, também do Instituto de Medicina Molecular, que se debruçou sobre as alterações em mecanismos que estão na origem de muitas doenças, sendo o cancro uma das que tem concentrado a atenção dos investigadores. Elsa Logarinho e Hélder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, venceram outro prémio com um projecto sobre um novo mecanismo molecular.


* São estes portugueses que fazem Portugal, não os partidocratas.


.

Sem comentários: