06/10/2011




HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"


Barroso: Resgate financeiro aos bancos já custou quatro biliões de euros desde 2008

Os resgates financeiros aos bancos da União Europeia já custaram, desde 2008, quatro biliões de euros, disse hoje o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

"No total, já gastámos mais de quatro biliões de euros", 500 mil milhões dos quais em ajudas directas para os bancos, valor a que acrescem garantias e outras ajudas, disse Durão Barroso, numa entrevista ao programa I Talk no canal Worldview, transmitida na plataforma YouTube e também na Eurovisão.

O líder do executivo comunitário disse também que os Estados têm que controlar a despesa, mas reconheceu, no entanto, que a crise da dívida soberana deveria ter sido atacada mais cedo.

"Os países, como as empresas e as pessoas, não podem viver muito tempo acima das suas possibilidades", referiu.

Durão Barroso acrescentou também que a UE deveria ter atuado mais cedo, mas salientou que só agora há os instrumentos necessários, exemplificando com o reforço dos poderes do Eurostat.

"Vamos sair desta crise mais fortes", reiterou, acrescentando que os 27 Estados-membros têm que aprofundar a cooperação: "Num mundo globalizado precisamos de uma Europa mais integrada", sublinhou.

As perguntas da entrevista, com a duração de meia hora, foram as mais votadas entre as colocadas pelos interessados no canal Worldview, incluindo algumas em vídeo, e versaram sobre temas tão variados como o combate ao desemprego, o alargamento da União, a eutanásia e o casamento homossexual.


* Apesar de nos emprestarem "dinheiro caro" os bancos estão tesos, as administrações vivem à grande e nós sustentamo-las.


.

Sem comentários: