06/10/2011




HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"


Cancro matou 42 mil portugueses em 2010

Cerca de 42 mil portugueses morreram de cancro em 2010, um aumento de 20 por cento em relação a 2009, revelou esta quinta-feira a organização de um congresso que vai debater, no Porto, a prevenção oncológica e os direitos dos doentes.

"A tendência será aumentar devido ao envelhecimento da população e às mudanças nos estilos de vida", acrescenta o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC), organizadora do encontro que se realiza na sexta-feira e no sábado na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto.

Numa altura em que foram anunciados cortes na saúde, a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte pretende com este congresso alertar para a necessidade urgente da intervenção política de modo a assegurar os direitos dos doentes (acesso aos rastreios, um melhor tratamento e acessibilidade).

"Há que fazer contenção em muitas situações, mas é impensável que em relação aos doentes, e nomeadamente aos doentes oncológicos, sejam tomadas medidas que diminuam a capacidade de intervenção dos profissionais de saúde em todas as situações. Há que assumir uma atitude clara por parte da classe política e sobretudo pelo Governo", sustentou Vítor Veloso, presidente do Núcleo do Norte da LPCC.

Segundo a LPCC, O cancro é o principal problema de saúde pública do país e a patologia que mais impacto económico causa na sociedade. No entanto, refere, "Portugal gasta muito menos com um doente oncológico do que a média da União Europeia e, comparativamente, apenas um terço da despesa feita nos EUA".

Um estudo divulgado em 2009 indicava que a verba aplicada em Portugal na oncologia foi de 565 milhões de euros, o que representava 3,9 por cento do total do orçamento para a saúde (no Reino Unido é de 10 por cento).

A despesa com doenças cardiovasculares corresponde ao dobro (8,15 por cento). De acordo com as contas da LPCC/Norte, "em Portugal são gastos per capita 52 euros no cancro e 111 euros nas doenças do coração".


* 115 POR DIA
Uma desgraceira, uma luta sem tréguas para a qual LPCC muito contribui.

.

Sem comentários: