19/10/2011


HOJE NO
"DESTAK"

Construção: 
Mais de 1.200 empresas fecharam portas nos últimos 12 meses
Mais de 1.200 empresas ou empresários individuais da construção deixaram de operar nos últimos 12 meses, segundo a análise regional da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), referente ao mês de outubro.

“Mantém-se uma tendência de decréscimo no número de entidades habilitadas para o exercício da atividade de construção, com uma redução homóloga de dois por cento para o total nacional em outubro (menos 1.277 entidades do que em igual mês do ano anterior)”, segundo o documento divulgado hoje.

O número de pessoas a trabalhar no setor na construção também continua em queda: a AECOPS cita dados do Inquérito ao Emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE) e afirma que o setor da construção “foi responsável por 451,2 mil postos de trabalho durante o primeiro semestre de 2011, o que correspondia a 9,2 por cento do emprego total”.

A associação salienta que, “há apenas três anos, o setor era responsável por 10,7 por cento do número total de postos de trabalho” em Portugal.

Como consequência da redução do emprego, o número de desempregados do setor da construção inscritos nos centros de emprego “rondava os 70 mil no final de agosto”, o equivalente a cerca de 14,2 por cento do número total de inscritos.

No que respeita ao mercado das obras públicas, o montante global dos projetos lançados a concurso registou uma queda de 31 por cento até ao final de setembro, face a igual período do ano passado.


* Lamentamos pelos desempregados do setor, mas o "mundo" do betão "abetãozou" muito guito!

.

Sem comentários: