ESTA SEMANA NA
"SAÚDE DA MULHER"
10 dicas para um sono perfeito
Sabia que dormir bem pode fazer milagres? Que um sono perdido jamais é resgatado? Que a sua qualidade de vida pode estar directamente ligada com a sua qualidade de sono? Depois deste artigo, dará muito mais importância às suas noites de descanso do que imagina!
Existem mais de 80 distúrbios do sono, porém, os mais frequentes são a insónia, o ressonar e a apnéia. A insónia acontece devido às preocupações do dia-a-dia, o ressono ocorre em função da obstrução das vias aéreas superiores e a apnéia é o que se pode chamar de pausas respiratórias durante o período de sono. A mudança de colchão, da almofada ou dos hábitos diários ajudam a resolver esse problema que atormenta milhões de pessoas em todo o mundo. Se é uma delas, siga as nossas dicas e tenha uma boa noite!
*Esqueça os problemas e as ansiedades do dia-a-dia. Antes de ir para o quarto. Só vá para a cama depois de tomar um banho morno e relaxante.
*Desligue a TV e os outros aparelhoes do seu quarto. As luzes desses aparelhos podem atrasar a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.
*Exercícios físicos devem ser feitos no máximo até quatro horas antes de dormir. Antes do sono, só está liberada a actividade sexual, que faz bem para o corpo e é óptima para relaxar a mente.
*Um bom chá ajuda a descansar, porém é preciso escolher as ervas certas. Nada de beber chá preto ou verde. Infusões de melissa e camomila são as ideais.
*Coma pouco a noite. Faça uma refeição leve usando ingredientes como espargos, arroz, batata, aveia e soja.
*Alimente-se de forma moderada antes de dormir. Aquele bife suculento não deve jamais ser comido à noite, pois a sua proteína activa o sistema nervoso simpático, responsável por deixar o corpo em estado de alerta.
*Relaxe o corpo. Depois do banho morno, acenda uma lâmpada azul e pingue algumas gotas de óleo de lavanda na almofada. Esta técnica acalma os pensamentos e induz a um sono melhor.
* Um copo de leite morno ajuda a encontrar o sono tranquilo, pois possui o triptofano (em poucas quantidades), que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor associado ao relaxamento profundo.
*Evite o álcool. A bebida alcoólica, ao contrário do que muitos pensam, não relaxa. Após alguns goles, ela pode afrouxar as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração. O resultado é o ressonar, que prejudica as fases do sono.
*Conheça as suas necessidades. Cada um de nós precisa de um tempo mínimo de sono. Procure dormir, pelo menos,
sete horas por noite. Vá para a cama sempre no mesmo horário.
O sono perdido é recuperado?
Estudos já comprovaram que não importa quando uma pessoa vai dormir ou despertar. Porém, se ela tem um sono regular e passa a dormir mais tarde, estará sujeita a sentir- se cansada e indisposta durante todo o dia. Não é possível recuperar grandes perdas de sono. Uma boa maneira de fazer com que se sinta melhor é “tirar uma soneca” em períodos curtos durante o dia. Achar o seu próprio ritmo e dormir regularmente pode ser a chave para um sono ideal durante toda a semana.
Os exercícios ajudam a dormir melhor?
Pessoas com problemas para dormir não devem fazer exercícios durante a noite, pois podem ter dificuldades para relaxar o corpo. Para elas, o mais indicado são actividades que trazem relaxamento, como as aquáticas e yoga. Para melhorar a sua qualidade do sono, exercite-se antes do jantar. Comece lentamente e respeite os seus limites. Se deixar o seu corpo stressado, sem dúvida, não dormirá muito bem. E claro, faça uma alimentação sem exageros antes de ir para a cama.
A melhor amiga
A almofada é fundamental para se ter um bom sono. É preciso considerar o material de que ela é feita e a posição em que será colocada. A altura da almofada tem que permitir que o pescoço fique recto e é melhor que seja larga para não sair do lugar com qualquer movimento do corpo durante a noite.
* Saúde da Mulher é muito boa para homem...também.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário