03/07/2011

TENHA UM BOM DOMINGO


...ainda vamos bater no fundo


COMPRE JORNAIS E REVISTAS



quem resolve???
Juízes acham "decepcionantes" 
alterações a sistema informático
Comentando à agência Lusa um relatório interno do Instituto de Tecnologias de Informação da Justiça (ITIJ), que considera que a proposta da empresa Critical Software para o sistema informático da justiça não acrescenta segurança e mantém algumas das suas fragilidades, o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) manifestou a insatisfação da classe face ao sistema, que os obriga a despender mais tempo para efetuar o mesmo trabalho. António Martins considerou que a actual situação do Citius "é preocupante", pois "funciona mal", mantém a "falta de segurança" e "é ineficaz". De acordo com o presidente da ASJP - que afirmou não conhecer ainda os pormenores do relatório do ITIJ a que a Lusa teve acesso -, com o actual sistema informático, os juízes gastam "mais 114 por cento" de tempo do que gastavam anteriormente a trabalhar nos mesmos processos. "A informática tem de servir para facilitar e não para complicar", argumentou António Martins, sublinhando que "há muito tempo que os juízes alertam" para a resolução deste problema, mas até à data nada foi feito. Por seu turno, o presidente da Associação Sindical dos Funcionários Judiciais, Fernando Jorge, manifestou-se preocupado com a segurança do Citius, mas mais preocupado ainda com a funcionalidade e com a eficácia daquele sistema. "A segurança é uma coisa séria que deve ser encarada com gravidade, mas é mais importante a eficácia e a funcionalidade. Os juízes podem achar falta de segurança que um funcionário veja os processos em que está a trabalhar, mas antigamente, com o suporte de papel, isso já acontecia", expressou. Fernando Jorge adiantou que não é conhecida qualquer intrusão exterior no sistema informático da justiça, o que justifica a sua segurança, mas afirmou que esta é, mesmo assim, uma situação "muito séria".
"LUSA/SÁBADO"

angústia para o verão
Decisão de despedimentos nos 
Estaleiros de Viana adiada para Setembro
O Ministério da Defesa anunciou hoje que a decisão sobre a implementação do plano de reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, prevendo o despedimento de 380 trabalhadores, só será tomada em Setembro.
Em comunicado, o Ministério da Defesa explica que a decisão sobre o plano de viabilidade empresarial dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ENVC "em todas as suas vertentes, financeira, económica e laboral" e "incluindo o Plano de Reestruturação do Pessoal", será tomada em Assembleia Geral da Empordef agendada para 2 de Setembro.
Esta informação foi divulgada após uma reunião entre o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e as administrações da Empordef e dos ENVC.
Com esta decisão, ficará em suspenso o processo de reestruturação anunciado pela administração dos ENVC na véspera da tomada de posse do actual Governo e para implementar de forma "imediata", prevendo a saída de 380 dos 720 trabalhadores dos ENVC, como forma de cortar nos custos fixos da empresa.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
 .
madrid é que está a dar
Coentrão recusou Chelsea
Lateral voltou a dar nega a proposta do novo clube de André Villas Boas. Fábio Coentrão continua a apostar tudo na ida para o Real Madrid. Enquanto as negociações não fecham, jogador terá mesmo de seguir para estágio, na Suíça.
Está à vista um braço-de-ferro envolvendo Fábio Coentrão. O lateral esquerdo dá prioridade à saída para o Real Madrid, clube com quem os encarnados têm estado em negociações, mas o Chelsea promete intrometer-se em força para conquistar um jogador cuja contratação André Villas Boas já terá recomendado aos dirigentes do seu novo clube.
"A BOLA"

já trabalham
Governo suspende encerramento de mais de 600 escolas
As 654 escolas que estavam à beira de fechar portas, no seguimento do programa de reorganização da rede escolar do anterior Governo, vão afinal manter-se abertas, avança o Diário de Notícias.
O Ministério da Educação suspendeu o encerramento das escolas do primeiro ciclo do ensino básico com menos de 21 alunos.
A medida já foi comunicada às autarquias, que elogiaram a decisão, embora não haja mais informações sobre prazos.
Segundo escreve o DN, a medida de Nuno Crato teve em conta os problemas dos municípios, que seriam obrigados a assegurar o transporte dos alunos para outras escolas.
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas, aplaudiu a medida, em declarações ao DN, defendendo que nenhuma escola encerre sem o apoio das autarquias.
"SOL"

atenção gente nova
Esclerose múltipla afecta 5 mil pessoas
Começa por haver uma perda das funções visuais, de equilíbrio, de força ou sensibilidade. Gradualmente, surge o descontrolo da função sexual, da bexiga e da memória, bem como alguma fadiga.
Assim é a esclerose múltipla, doença crónica e degenerativa que interfere com a capacidade do sistema nervoso central em controlar os movimentos do corpo. Afecta mais de cinco mil pessoas em Portugal, sobretudo jovens. Só em medicamentos – disponibilizados gratuitamente nos hospitais – cada doente custa ao Estado entre oito a 20 mil euros anuais.
"Diz-se múltipla porque há múltiplas localizações de lesões no sistema nervoso central", explicou ao CM Joaquim Pinheiro, presidente do Grupo de Estudos da Esclerose Múltipla. O neurologista explica quais os sinais de alerta: perda de visão num olho ou visão dupla, ausência de força ou de sensibilidade nos braços ou pernas, falta de coordenação no andar. Os sintomas aparecem e desaparecem, total ou parcialmente, de forma imprevisível.
"CORREIO DA MANHÃ"

câmaras de boys e girls
Maioria das autarquias não são sustentáveis
Um estudo da CGD e da SAER faz um diagnóstico negro da situação dos municípios portugueses e conclui que muitos deles não têm escala para ter racionalidade económica que permita atingir o equilíbrio financeiro.
Deficitários, endividados e dependentes do Estado. É este o diagnóstico traçado por um estudo da CGD e da SAER a muitos municípios portugueses. 262 autarquias, de um total de 308, registam défices orçamentais e 50 enfrentam uma situação de desequilíbrio financeiro estrutural.
"EXPRESSO"

onde andam os pais???
Cocaína já é tão comum 
aos 13 anos como a canábis
Os adolescentes estão a trocar os charros por drogas mais pesadas e substâncias sintéticas. Aos 13 anos, experimentar cocaína parece ser já tão comum como o uso de canábis - 1,9% dos adolescentes admitem já o ter feito. Os consumos parecem estar a mudar, sobretudo no início da adolescência, e os 15 anos são exemplo destas tendências mais recentes: o consumo de LSD duplicou e surge ao lado da heroína como drogas experimentadas por 2,9% dos jovens nesta faixa etária. Entre 2007 e este ano, o consumo de cocaína aumentou de 2,5% para 3,1%, enquanto a canábis caiu de 13,6% para 9,1%.
São dados preliminares de um novo inquérito ao consumo em meio escolar, realizado este ano e revelado ontem pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) numa conferência de imprensa que assinalou os dez anos da descriminalização do consumo de drogas em Portugal. Um indicador ainda mais preocupante é o aumento da percentagem de uso de droga injectável, que caiu de 36% para 7% entre os utilizadores mais pesados nos últimos dez anos. Entre os adolescentes de 15 anos duplicou e 1,5% admitiram há dois meses já o ter feito - na amostra dos 18 anos apenas 0,7% responderam afirmativamente. São percentagens pequenas mas é o mesmo que dizer que um em cada 100 adolescentes com 15 anos já experimentou este tipo de consumo.
Aos 13 anos nota-se o aumento do consumo de cocaína e LSD, aos 14 aumentam ainda as anfetaminas, os cogumelos mágicos e a heroína e aos 15 anos, além de todas as drogas referidas atrás e que crescem aqui mais acentuadamente, regista-se o aumento da droga injectada. Aos 18 anos, o LSD também cresce, mas menos (o recorde de consumo observa-se na faixa etária dos 16 anos), assim como as anfetaminas. A canábis mantém-se a droga mais usada em todas as idades, mas parece estar a cair até aos 16 anos. Aos 18 anos, 27,9% admitem já ter consumido.
"i"

o crime anda aí
Seixal: 
Sete detidos e apreendidas diversas armas 
em operação da GNR na Trafaria e Paio Pires
A GNR deteve sete pessoas e apreendeu diversas armas e outros objetos numa operação que decorreu sábado na Trafaria e em Paio Pires e que envolveu buscas domiciliárias e fiscalização de estabelecimentos de restauração, informou fonte da corporação.
Se acordo com a GNR, foi necessário prestar assistência médica a um dos detidos, que ofereceu resistência e acabou por ser assistido no Hospital Garcia de Orta, e a um militar "por lesão na mão".
A operação, do Comando Territorial de Setúbal, destacamento de Almada, decorreu entre as 18:00 de sábado e as 00:00 de hoje no Bairro da Cucena (Paio Pires) e no 2º Bairro do Torrão (Trafaria).
"VISÃO"

excelente ideia, será viável???
Os Verdes querem cantinas públicas 
com 60 por cento de produtos nacionais
No final do conselho nacional, que hoje termina em Santa Maria da Feira, a deputada Heloísa Apolónia sustentou que o país tem de apostar na dinamização da produção nacional. “É uma forma de ajudar a escoar a produção dos pequenos produtores locais”, referiu.
Além disso, Os Verdes vão insistir na introdução de quotas nas grandes superfícies comerciais para a obrigatoriedade de terem produtos nacionais. O partido não desiste desta ideia que na anterior legislatura teve os votos contra do PS, PSD e CDS-PP.
“Reivindicamos um caminho inverso, para pôr este país a mexer, a gerar riqueza, para depender menos do exterior”, defendeu a deputada. Neste momento, o partido tem na rua a campanha Produzir Local, Consumir Local em outdoors e dentro de duas semanas terá duas equipas, a norte e a sul, para um contacto directo com mercados, superfícies comerciais e escolas.
O programa do novo Governo esteve também em análise no conselho nacional. Heloísa Apolónia fala de uma “grande ofensiva que está a ser trilhada no nosso país” e considera um “saque” o imposto adicional de 50 por cento do subsídio de Natal para os trabalhadores que ganhem acima do salário mínimo nacional.
"PÚBLICO"

coerência
Ronaldo: 
«Se Mourinho saísse eu tinha ido para o City»
Cristiano Ronaldo voltou a não fechar a porta a um regresso à Premier League, explicando, em declarações ao "Daily Mirror", que recusou uma generosa oferta do Manchester City porque José Mourinho não deixou o Real Madrid, no final da última temporada.
A permanência do treinador foi decisiva, renovando a esperança na conquista das várias frentes, sobretudo liga espanhola e Liga dos Campeões.
"Se deixar Espanha será para regressar à Premier League. Mas não de imediato. Primeiro tenho de ganhar a 'Champions'. E, se regressar a Inglaterra, será para jogar num clube do noroeste. Não gosto de Londres", respondeu, deixando espaço apenas aos grandes de Manchester.
"RECORD"

um lindo panorama
Já há farmácias à venda por um euro
Para alguns, o cenário é dramático. Para outros, de sobrevivência; e só alguns conseguem respirar de alívio. A prová-lo estão os últimos dados da associação do sector, que revelam: 1056 farmácias estão no "limiar da sobrevivência".
Quem, há dez anos, quisesse entrar no mundo das farmácias tinha duas opções: lutar por um alvará que permitisse a abertura de uma nova farmácia - respeitando as regras para estas situações - ou arranjar uma quantidade astronómica de dinheiro para comprar o alvará de uma que já estivesse em funcionamento.
No entanto, nos últimos anos, o panorama mudou drasticamente, e quer seja por causa da crise, das alterações na legislação ou simplesmente por má gestão por parte dos responsáveis pelas oficinas farmacêuticas existentes, a verdade é que hoje comprar uma farmácia já não é tão caro como construir um estádio de futebol. Aliás, o DN soube que há mesmo casos de farmácias que são vendidas pelo preço simbólico de um euro.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sem comentários: