03/07/2011

ALMORRÓIDA APICULTORA


Produção de mel rende 100 milhões

O mel é o produto alimentício mais natural – é produzido pelas abelhas melíferas a partir do néctar das flores e plantas. Para os consumidores, é o néctar dos deuses e a cura para algumas maleitas do foro respiratório. Para os mais de 17 mil apicultores portugueses, é o seu sustento e uma forma de vida.

As características nutritivas e adoçantes do nosso mel e a forma tradicional como é extraído dão-lhe um selo de excelência e adoçam a economia com 100 milhões de euros: em 2010, o sector da apicultura – mel, pólen, cera e propólis – rendeu mais de 93 milhões de euros, e para este ano prevê-se um aumento de cinco por cento... se os incêndios não afectarem negativamente a actividade.

Para José Lages, de 62 anos, residente em Lapa dos Dinheiros, em Seia (serra da Estrela) – gosta que o tratem como "o artesão das colmeias e abelhas" – os incêndios "são o principal inimigo das abelhas e, por arrasto, dos apicultores".

Segundo dados recolhidos pelo CM junto da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), no ano passado as abelhas melíferas, que buscam os néctares na flora e o depositam nas 562 mil colónias de colmeias, produziram mais de 11 mil toneladas de mel, que não foram suficientes para o consumo interno.

Isto porque apesar de ser uma actividade em expansão no País, continua a haver um défice negativo na balança comercial do mel: em 2009 exportámos 2,5 milhões de euros e importámos 3,1 milhões de euros.

Manuel Gonçalves, presidente da FNAP, acredita que, tendo em conta que nos últimos anos se registou uma evolução positiva, é possível que "a curto prazo as exportações ultrapassem as importações". O mel é vendido a preços que oscilam entre 2,80 e mais de 5 euros o quilo.

INVESTIMENTO COM RÁPIDO RETORNO

O presidente da FNAP acredita que a apicultura é um sector em expansão e está a merecer a atenção de pessoas com formação noutras áreas. Para Manuel Gonçalves, isso deve-se não só à crise e falta de trabalho, mas também ao facto de a apicultura ser "uma boa oportunidade de negócio" e um " investimento de rápido retorno". Quem pretende ser apicultor faz formação para aprender os conceitos básicos e compra as colmeias – já com abelhas custam entre 125 e 130 euros.

"PARENTE POBRE DA AGRICULTURA"

Manuel Gonçalves, presidente da Federação de Apicultores, lamenta que sendo a apicultura a única fonte de sustento de milhares de famílias e tendo contribuído para a fixação de pessoas no campo "seja o parente pobre da agricultura". "Na última década os apicultores foram esquecidos, apesar de contribuírem para o desenvolvimento do País e produzirem um mel de alta qualidade."

IN "CORREIO DA MANHÃ"
03/07/11

Sem comentários: