18/07/2011

HOJE NO "JORNAL DE NEGÓCIOS"




Portugal é o quarto país que mais sobe no
Índice de Miséria este ano
O índice que é conhecido por “Misery Index” nos EUA soma a taxa de desemprego e a inflação de cada país combinando a evolução dois dos indicadores que mais influencia a qualidade de vida: a percentagem da população activa que não encontra um emprego e a subida do nível geral dos preços.

Em Portugal este índice cresceu de 11,80%, no ano passado, para 15,8%, devido ao contributo de uma taxa de desemprego de 12,4% e inflação de 3,4%. Portugal foi o quarto país que mais viu o seu bem-estar económico deteriorar-se a seguir ao Egipto, Nova Zelândia, Irlanda e Ucrânia.

O país com o índice de Miséria mais elevado foi a Venezuela, que viu a soma da taxa de desemprego e da taxa de inflação saldar-se em 33,5%, devido a uma subida de 25,1% do nível dos preços e de 8,4% da taxa de desemprego.

Com um índice de 27,80% a África do Sul ficou em segundo lugar, logo seguida por Espanha com um Índice de Miséria de 24,49%. A economia espanhola debate-se com uma taxa de desemprego de 21,3%, a que acresce uma subida de preços dos 3,2%.

Um país que pontuou exactamente ao mesmo nível que Portugal foi a Rússia (15,8% no índice), onde a inflação foi de 9,4% e a taxa de desemprego se saldou nos 6,4%.




* O indíce governação miserável


.

Sem comentários: