... andam a lavar
a roupa encardida
COMPRE JORNAIS
competentes
Souto Moura e Siza Vieira disponíveis
para remodelar Estádio nacional
Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira, dois galardoados com o prémio Pritzker, o "Nobel" da arquitectura, manifestaram disponibilidade para tomar conta de um projecto de remodelação do Estádio Nacional.
Autor do projecto do novo Estádio Municipal de Braga, um dos palcos do Euro2004 e apontado como um dos recintos mais emblemáticos da Europa, Eduardo Souto Moura, que recebeu o Pritzker este ano, confessou-se "interessado" num desafio desta dimensão, embora não tenha querido, para já, alargar-se em mais comentários.
Sem trabalhos na área dos espaços desportivos, Siza Vieira, que recebeu o "Nobel" da arquitectura em 1992, mostra-se cativado pela ideia de desenhar a renovação do Estádio Nacional.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
perigozíssimo
Cinco regiões com níveis
muito altos de radiação ultravioleta
Cinco regiões do País apresentam esta sexta-feira um nível de radiação ultravioleta (UV) muito alto, de acordo com dados do Instituto de Meteorologia (IM). Faro, Funchal (na Madeira), Sines, Santa Cruz e Angra do Heroísmo (nos Açores) estão entre os índices 8 e 10.
De acordo com o IM, a incidência de radiação será maior entre as 11h00 e as 15h00 em Faro e entre as 12h00 e as 16h00 no Funchal, Sines, Santa Cruz e Angra do Heroísmo. No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protector solar e guarda-sol, bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.
"CORREIO DA MANHÃ"
ninguém quer restos mortais
Instalações desportivas sem propostas de compra
Terminado a prazo para as licitações, as instalações do E. Amadora não receberam propostas de compra e apenas foi vendido um apartamento propriedade do clube, considerado insolvente em Fevereiro de 2010.
Paulo Sá Cardoso, administrador de insolvência nomeado pelo tribunal, confirmou à Lusa que «não houve intenções» para a aquisição do estádio José Gomes, no valor-base de 3,5 milhões de euros.
"A BOLA"
é mais uma romaria
Povo "indignado" continua
a dar vida ao Rossio 24 horas por dia
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deixando a dimensão teológica de fora, tudo o resto do verso de Fernando Pessoa se aplica na perfeição ao movimento que se instalou na praça do Rossio desde o passado dia 19.
Indignados, descontentes e inspirados pelo que aconteceu na Porta do Sol em Madrid, vários portugueses juntaram-se, primeiro, na embaixada de Espanha, e depois no Rossio, onde estão concentrados há oito dias seguidos. Há música, ioga, debates... É a busca pela democracia verdadeira, que nem a chuva demove. Nem a ausência de mediatismo.
São os jovens, principalmente, que lá estão. São eles quem assegura que a praça do Rossio tem sempre actividade. Mas não são só eles. Todos os dias há uma assembleia às 19h00 - para tirar partido das pessoas que saem do trabalho, conta-nos Sara Ruas, uma das participantes. Nessas alturas, asseguram-nos que o número de participantes salta dos 60 a 70, que marcam presença durante o dia, para meio milhar.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
e os empresários respectivos,
usufruíam de cartões de crédito?
Mais de 16 mil trabalhadores
tinham salários em atraso em 2010
Mais de 16 mil trabalhadores tinham os salários em atraso no ano passado, o que associado às verbas em atraso para a Segurança Social perfaz uma dívida que ultrapassa os 36 milhões de euros.
De acordo com o Público, registaram-se mais 3800 casos do que em 2009, no valor de 28,4 milhões de euros. Segundo o relatório da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), em média cada trabalhador tinha a receber a receber 1766 euros.
Um valor que, como referiu ao jornal José Luís Fortes, inspector-geral do trabalho, acabou por ser devolvido devido à intervenção da ACT. No entanto, como reconheceu José Luís Fortes, continuam a existir muitas situações irregulares.
O atraso aconteceu sobretudo em empresas de prestação de serviços, na indústria hoteleira, no comércio a retalho e na construção civil.
Em declarações à TSF, o inspector-geral do trabalho sublinhou que a crise não pode servir de desculpa para todas as situações, adiantando que o futuro “não será diferente, e pode até ser pior”.
"i"
almerindagem paralela
Tribunal de Contas considera ilegais
os pagamentos paralelos nas auto-estradas
Os pagamentos extra que a Estradas de Portugal (EP) se comprometeu a fazer pelas cinco subconcessões que chegaram a ser chumbadas pelo Tribunal de Contas (TC) em regime de visto prévio podem vir a ser consideradas ilegais.
Numa auditoria que está a fazer à gestão e regulação de Parcerias Público-Privadas (PPP) no âmbito do Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR), o tribunal volta ao tema, e num relatório preliminar escreve que a EP se comprometeu a fazer pagamentos "que carecem de fundamentação jurídica", quando assinou anexos ao contrato com um conjunto de pagamentos "contingentes". Estes pagamentos serviam alegadamente para compensar os custos financeiros adicionais sofridos pelas concessionárias durante a negociação das propostas.
Neste contexto, não é de excluir que o Ministério Público venha a averiguar eventuais responsabilidades criminais por parte da EP e de quem se envolveu na assinatura deste tipo de contratos paralelos. O TC refere no relato preliminar que "estes acordos não integraram os documentos que instruíam o processo de visto" [prévio].
O TC recusou o visto prévio a cinco concessões lançadas pela Estradas de Portugal (Douro Interior, Baixo Alentejo, Algarve Litoral, Litoral Oeste e Auto-Estrada Transmontana) por ter havido, entre outras razões, uma degradação das condições financeiras entre a proposta inicial, com que os concorrentes foram seleccionados, e a final, com que assinaram os contratos. A Estradas de Portugal argumentou que os custos do contrato só se agravaram por causa da crise financeira e do agravamento das condições de financiamento.
"PÚBLICO"
deseja-se sucesso
Trio nacional em busca de pontos na Bélgica
Maria Areosa, Anaïs Moniz e Miguel Arraiolos disputam no próximo domingo, em Braaschaat (Bélgica), a 3.ª etapa da Taça da Europa, numa busca por pontos que permita a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres'2012.
Os três triatletas partem hoje para a localidade situada nos arredores de Antuérpia. À data, Miguel Arraiolos está no lugar 191 (com 259 pontos) do ranking mundial. Por seu turno, Anaïs Moniz está no lugar 235 (com 119 pontos) e Maria Areosa no lugar 149 (com 287 pontos). Recorde-se que, para serem elegíveis para os JO de Londres, os atletas terão de ocupar um lugar acima do 140.
"RECORD"
e pode-se confiar???
Clima económico e confiança
dos consumidores diminui
O clima económico voltou a piorar em Maio, atingindo o seu pior registo desde Junho de 2009, e a confiança dos consumidores também voltou a diminuir, à semelhança do que já havia acontecido em Abril, indicou hoje o INE.
De acordo com os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, o sentimento económico caiu para os - 2 pontos, de -1,8 em Abril. A evolução do sentimento económico reflete a queda em Maio em todos os inquéritos sectoriais.
A confiança dos consumidores voltou a cair em Maio, depois de em Abril ter regressado às descidas, tendo nos meses anteriores apresentado alguma melhoria.
O Indicador piorou de - 49,5 para - 50,3 pontos, pressionado por uma visão mais negativa dos inquiridos sobre a situação financeira no lar, a situação económica no país e das expetativas de desemprego no país nos próximos doze meses, apesar dos portugueses demonstrarem uma ligeira melhoria na confiança sobre a sua capacidade de poupar dinheiro no próximo ano.
Os restantes inquéritos setoriais também apresentam valores negativos, com o indicador de confiança da indústria transformadora a piorar de -12,2 para 13,8 pontos, nos serviços de -11,5 para -13,6 pontos, no comércio de -11,7 para -14,3 pontos, na construção e obras públicas de -51,1 para -52,6 pontos.
"LUSA/DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
há universidades a mais!!!
Taxa de abandono
das universidades privadas duplicou
As instituições de ensino privado travam
subida das propinas para o próximo ano.
Ninguém escapa à crise. O número de desistência de estudantes do ensino superior privado duplicou este ano e a consequência já se faz anunciar: o valor das propinas vai subir pouco em 2011/2012.
Segundo o presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP), João Redondo, "a taxa de abandono dos estudantes que no ano passado era entre os 5% e os 7%, é capaz de estar a ultrapassar, neste momento, os 10% ou 12%", alerta. Para evitar este cenário no próximo ano, uma das soluções das universidades privadas passa por manter ou, quanto muito ajustar, as propinas à taxa de inflação em 2011/2012.
Das nove universidades privadas contactadas pelo Diário Económico, três indicam que vão manter o valor da mensalidade paga pelos alunos. É o caso da Universidade Autónoma, do Instituto Piaget e da Universidade Fernando Pessoa. "Tendo em conta a situação económica delicada em que se encontram os estudantes, muito em particular, daqueles que pretendem prosseguir os seus estudos rumo ao superior, decidimos manter os valores das propinas intactos em relação ao ano anterior", sublinha o director de marketing da Universidade Autónoma, Manuel Serejo. Para estudar nesta instituição de ensino superior, um estudante de licenciatura paga, em média, 330 euros mensais.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
bata-lhe à porta
Sétima edição é hoje
Mais de 21 mil a comemorar Dia do Vizinho
Mais de 21.500 pessoas são esperados para comemorar a sétima edição do Dia Mundial dos Vizinhos, que se assinala hoje. Com o mote «E você conhece o seu vizinho??, a organização tem sugerido alguns desafios, como colocar um sorriso no hall do prédio com a frase «Olá Vizinhos» ou oferecer uma fatia de bolo. 'Porque o vizinho é mais do que a pessoa que mora ao nosso lado, pode ser uma ajuda, uma companhia, um amigo', defende o coordenador, João Carvalhosa. As câmaras da Amadora e Coimbra são algumas das participantes.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
Sem comentários:
Enviar um comentário