25/05/2011

TENHA UM BOM DIA............


...PS, PSD e CDS 
      são maus governos desde 1976


COMPRE JORNAIS


bancarrota para mais países
Euro. Crise da dívida alastra 
com divisões na União Europeia
Grécia avisa que pode entrar em falência já em Junho. Agências de rating fecham o cerco e colocam Bélgica, Itália e Espanha no radar
A incapacidade política dos líderes europeus em resolver o problema da dívida soberana está a provocar o alastramento da crise na zona euro. A Grécia está na linha da frente e o ministro das Finanças, George Papaconstantinou, subiu ontem a parada ao dizer que se a União Europeia não cobrir as necessidades de financiamento gregas em 2012, o Fundo Monetário Internacional não irá desembolsar a tranche de 12,6 mil milhões de euros prevista para Junho. Isto significa que "a Grécia irá parar todos os pagamentos: salários, pensões, todas as despesas do Estado não serão pagas", disse Papaconstantinou.
Este cenário corresponderia a uma falência soberana na zona euro com repercussões negativas imediatas na Irlanda e Portugal, avisa Alastair Wilson, da agência de rating Moody''s. Esta agência avisou ontem que iria classificar "a maioria das formas de reestruturação de dívida como um incumprimento".
O Banco Central Europeu não diz outra coisa. Christian Noyer, do conselho do BCE, afirmou: "Não podemos pedir aos contribuintes europeus para resgatar a Grécia e depois reestruturar a dívida. O colapso da Grécia é um cenário de horror".
"i"

pais com medo de represálias
PGR sem meios para casos como o do vídeo 
de agressão violenta a jovem em Benfica
A Procuradoria-Geral da República admitiu esta tarde que o Ministério Público "não tem peritos informáticos ao seu serviço capazes de detectar, em tempo útil, crimes divulgados nas redes sociais".
O esclarecimento surgiu em resposta a perguntas da comunicação social sobre um video, que foi colocado no facebook, com imagens de uma jovem a ser espancada por outras duas perante a passividade e até regozijo de outros, que assistiram à cena. Um rapaz gravou o sucedido e colocou o video na internet.
A PGR confirmou, na mesma nota, que "a Polícia de Segurança Pública já está a investigar quem são os autores e a vítima". Ao fim da tarde, a Rádio Renascença adiantou que a polícia já identificou a jovem agredida e que conseguiu inclusive falar com os seus pais, que não terão mostrado vontade de apresentar queixa.
"PÚBLICO"

não está para aturar...
Manuel Brito apresenta demissão do COP
O vice-presidente da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) Manuel Brito apresentou a sua demissão do cargo ao presidente do organismo, em carta a que a Lusa teve acesso.
Na missiva dirigida na terça-feira a Vicente Moura, Manuel Brito invoca o teor de uma intervenção do presidente do COP, durante a reunião do Conselho Nacional de Desporto de 16 de maio, que diz merecer a sua "mais viva reprovação".
"O movimento associativo desportivo, de um modo geral e, em especial, o Comité Olímpico de Portugal, deve ter representantes que, nas diversas estruturas e órgãos onde participam, tenham intervenções - qualquer que seja o seu sentido - serenas e construtivas, politicamente ponderadas e com uma linguagem apropriada, o que, no caso em apreço, não terá sido a assumida pelo Conselheiro Vicente Moura, Presidente e Representante do COP no Conselho Nacional do Desporto", lê-se na carta
"RECORD"

só 15 meses, que rapidez...
PGR demorou 15 meses a regular lei
Lei das prioridades de investigação 
é desvalorizada no Ministério Público.
A lei da política criminal para o biénio 2009-2011, publicada a 20 Julho de 2009, que estabelece as prioridades do Ministério Público (MP) para a investigação criminal, esteve um ano e três meses sem directivas nem instruções para a sua plena aplicação. Essa obrigação, de acordo com a lei, cabe ao procurador-geral da República (PGR). Mas Fernando Pinto Monteiro somente em Dezembro de 2010 emitiu uma circular com as orientações previstas no diploma.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

52% sem hipóteses
Um quarto dos trabalhadores disposto a emigrar
Cerca de 27% arriscaria a sair do País para arranjar 
um emprego, mas 52% não pensa nisso
Cerca de 27% dos trabalhadores portugueses estaria disposto a emigrar para encontrar um emprego melhor, ainda que 52% não encara esta perspectiva, avança um estudo internacional da GfK Custom Research, que incidiu sobre os trabalhadores por conta de outrem de 29 países. Na média dos países analisados, as respostas são similares: 27% mudaria de país, mas 54% não estaria disposto a essa mudança.
Aliás, a procura de novas oportunidades de emprego noutros países parece estar no horizonte de alguns portugueses, a avaliar pela presença de dezenas de pessoas, ontem, no Dia da Suécia. O evento, organizado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) através da rede EURES, teve lugar no Porto e contou com a presença de dez conselheiros suecos, que informaram os participantes das oportunidades de emprego.
Mas não é só ao nível da emigração que se mede o impacto da recessão no mercado de trabalho português. Do "GfK International Employee Engagement Survey" - que, em Portugal, fez 547 entrevistas ainda antes do pedido de ajuda externa - é possível concluir que 24% dos portugueses diz que o patrão tem usado a recessão para pedir mais trabalho com os mesmos recursos, ainda que 55% assuma posição contrária. A média do conjunto de países fica em 36% e 38%, respectivamente.
Devido à crise, 21% de portugueses garante que foi forçado a aceitar uma profissão de que não gostava e 22% salienta que teve de mudar os planos de vida (aquém da média global). Ainda assim, a percentagem é mais significativa (acima de 60%) para os portugueses que dão resposta negativa a estas duas questões. E cerca de um quarto dos inquiridos também diz que consideraria mudar de carreira, ainda que mais de metade se mostre em desacordo com esta afirmação. Mas a maioria (65%) não procurou formação para um novo emprego.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

o nobre fingimento da ajuda
Portugal recebe 1,75 mil milhões no dia 31
Portugal vai receber ainda este mês a primeira parte do empréstimo da União Europeia, no valor de 1,75 mil milhões de euros.
A Comissão Europeia colocou ontem 4,75 mil milhões de euros em obrigações com um prazo de maturidade de 10 anos para financiar os empréstimos previstos nos programas de assistência financeira de Portugal e Irlanda.
A entrada de capitais, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), vai permitir que, no dia 31 de maio – poucos dias antes das eleições legislativas – Portugal receba 1,75 mil milhões de euros, cabendo à Irlanda a maior fatia» (3 mil milhões de euros).
A Comissão Europeia sublinhou ontem que se trata da 'terceira colocação bem sucedida em 2011', o que 'confirma a aceitação da União Europeia como um emissor de referência e a manutenção da confiança do mercado das medidas de estabilidade e assistência delineadas pela União Europeia, juntamente com o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e o Fundo Monetário Internacional (FMI)',
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

verdadeira PPP
Rede no Instituto da Mobilidade 
vendia cartas falsas por 800 euros
Quatro funcionários do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e outros dois indivíduos foram detidos no âmbito de um inquérito sobre a emissão de cartas de condução falsas. Os compradores conseguiam as cartas entregando àqueles intermediários subornos com um valor médio de cerca de 800 euros e sem frequentar aulas de código ou de condução.
A investigação averigua a prática de crimes de corrupção activa e passiva e de falsificação de documento. O grupo de indivíduos sob investigação permitiu que largas dezenas de condutores andassem na estrada com cartas de condução falsas. Mas a dimensão do problema não está ainda apurada.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

apurem-se!!!
Operação Noruega arranca hoje
Jogadores apresentam-se em Oeiras até às 12 horas, treinam-se às 17.
Começa hoje a operação Noruega, jogo que pode colocar Portugal na liderança do grupo H de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012 e que se vai disputar no Estádio da Luz, no próximo dia 4 de Junho.
A maioria dos 23 jogadores convocados por Paulo Bento é esperada até às 12 horas no Hotel Lagoas Park, em Oeiras.
Para as 17 horas está marcado o primeiro treino, que decorrerá no relvado do Estádio Nacional.
Apenas Nani, Paulo Machado, Bruno Alves e Danny, ainda em competição, têm autorização para se juntarem mais tarde ao grupo, já no estágio marcado para Óbidos, de 30 de Maio a 3 de Junho.
"A BOLA"

ao serviço do despesismo dos "tachos"
Governo confirma que pôs Segurança Social 
ao serviço da dívida pública
É oficial. O Fundo da Segurança Social foi colocado à disposição de uma gestão mais "eficiente" da dívida pública.
A confirmação da interferência do Governo na política de gestão do Fundo consta de um despacho de Teixeira dos Santos publicado segunda-feira em Diário da República, quase dois meses depois de se ter noticiado que a Segurança Social foi uma das entidades a socorrer a dívida pública portuguesa.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sem comentários: