02/05/2011

ALMORRÓIDA INDIGNADA




Subvenções do Estado ultrapassaram 
os 557 milhões de euros


O Estado português atribuiu subvenções a algumas empresas consideradas de benefício público em mais de 557 milhões de euros. Entre as contempladas estão a Associação Portuguesa de Bancos, Automóvel Clube de Portugal, Mota-Engil , Parkalgar e Colecção Berardo.

De acordo com o “Correio da Manhã”, o Estado português concedeu subvenções a algumas empresas ao abrigo de um diploma com a conveniência de “assegurar a realização de missões de interesse geral, com vista à satisfação das necessidades fundamentais dos cidadãos”, decreto-lei 167/2008.

Neste âmbito, foram concedidas subvenções que ultrapassaram o valor de 557 milhões de euros. Entre as entidades beneficiadas estão a Associação Portuguesa de Bancos (APB), o Automóvel Clube de Portugal (ACP), a Construtora Mota-Engil, a sociedade que gere o autódromo do Algarve e a Colecção Berardo.

Com base em informações de um relatório da Inspecção-Geral das Finaças, citadas pelo “Correio da Manhã”, o Ministério do Trabalho cedeu 1,4 milhões de euros à APB, liderada por António de Sousa, para apoiar a formação dos bancários. Também o Turismo de Portugal concedeu 1,4 milhões ao ACP, instituição presidida por Carlos Barbosa.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional abonou 69 mil euros à Mota-Engil, dirigida por Jorge Coelho, no âmbito de estágios de formação profissional.

A entidade liderada por Luís Patrão, Turismo de Portugal, também acreditou a sociedade Parkalgar, que gere o autódromo do Algarve, em 1,1 milhões de euros com a denominação de “cobrir despesas de actividades promocionais”. Joe Berardo teve direito a uma quantia de 1 milhão de euros garantido pela mesma instituição.

Também a Frente Tejo foi amparada com 2,5 milhões para o Museu dos Coches, provenientes do Turismo de Portugal.

A Associação Abraço, que apoia pessoas com HIV-Sida, recebeu uma subvenção de 664 mil euros durante o ano de 2010 do Ministério da Saúde.

Também o refúgio Aboim Ascensão, que acolhe crianças em risco, recebeu 235 mil euros do Ministério da Saúde.

No entanto, foi o Ministério da Educação quem distribuiu o maior montante de subvenções, em mais de 103 milhões. A par esteve também o Instituto do Turismo que despendeu 101 milhões em subvenções.

João Lagos, foi contemplado em mais de 1,2 milhões de euros pelo Turismo de Portugal. O organizador do Open Estoril e da Volta a Portugal em Bicicleta recebeu duas ajudas do Instituto de Turismo de Portugal.

IN"JORNAL DE NEGÓCIOS"
02/05/11

NR: 
* MOTA ENGIL - Empresa Imperial de betão que absorve a maior parte dos empreendimentos de Obras Públicas do Estado. Devia oferecer o custo dos estágios, já que é um empregador nato dos matriculados em alguns partidos políticos e de curriculum assim assim.

* PARKALGAR - É concessionária da exploração do Autódromo do Algarve, se não o sabem rentabilizar vão-se embora, há quem o possa fazer sem ser subsidiado.

* JOE BERARDO - Conhecido especulador financeiro de Portugal a quem José Socrates ofereceu as instalações do Centro Cultural de Belém para arrumar a sua colecção que tem um valor residual comparada com outras colecções particulares da europa. Vale mais sustentar um burro a pão-de-ló.

* JOÃO LAGOS - Pessoa do "jet set e meio" nacional que trabalha no ténis e organiza o "open" de importância relativa e ultimamente anda no ciclismo a promover a nossa doméstica volta. 

A ASSOCIAÇÃO ABRAÇO e o REFÚGIO ABOIM ASCENÇÃO têm trabalho de enorme mérito pelo que mereceriam maiores dotações.

A FRENTE TEJO - empresa de capitais públicos tem como matriz a valorização arquitectónica, ambiental e paisagística, a promoção da cultura e a dinamização turística da Lisboa ribeirinha.


Filantropo Honório
redactor

Sem comentários: