29/03/2011

TENHA UM BOM DIA....



... os aldrabões 
              já andam a treinar

COMPRE JORNAIS

pouco mais que "lixo"
Standard & Poor’s 
reduz rating de cinco bancos
A agência considera que a avaliação de Portugal poderá deteriorar-se novamente. Ministro culpa a oposição.
A Standard & Poor’s anunciou ontem de manhã que reduziu o rating de cinco bancos portugueses e de duas subsidiárias, depois de na semana passada ter cortado a notação de Portugal.
Os ratings do Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Banco BPI e Santander Totta caíram de A- para BBB, enquanto o BCP sofreu um corte de BBB+ para BBB-.
Na sexta-feira passada, a agência de notação financeira baixou o rating de Portugal de A- para BBB. O chumbo, na Assembleia da República, do novo pacote de austeridade e a demissão do primeiro-ministro provocaram 'um aumento da incerteza política', que 'poderá afetar a confiança do mercado e aumentar o risco de Portugal em termos de refinanciamento', justificou a Standard & Poor’s (SP).
A agência alerta que a situação do país continua a ser observada com preocupação e não afasta novas avaliações negativas. 'Achamos que a avaliação de Portugal poderá deteriorar-se novamente', alerta a SP, precisando que 'isso poderá acontecer ainda esta semana'.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

não estimamos especuladores
Ministro alemão estima que Portugal 
peça ajuda internacional em Junho
O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Shaeuble, prevê que Portugal peça, em Junho, ajuda financeira internacional, avança, terça-feira, o diário alemão Handelsblatt, citando uma fonte ministerial não identificada.
O jornal alemão, citado pela Bloomberg, adianta que Portugal "está relutante" em recorrer ao fundo europeu de estabilização financeira, devido ao receio de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) venha a impor cortes na despesa do Estado "como condição para a ajuda".
"A Alemanha irá insistir para que seja o FMI a negociar o programa de austeridade", noticia o jornal.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

não lhe façam o funeral
Belenenses: Cenário de eleições gerais
Sócios foram convocados para uma assembleia geral extraordinária no dia 6 de Abril.
O presidente da mesa da Assembleia Geral, Henrique Abecassis, convocou os sócios para uma assembleia geral extraordinária, a realizar-se no próximo dia 6 de Abril, às 20.30 horas, no Pavilhão Acácio Rosa, para apreciação e discussão da situação do clube e apresentação da solução estatutária de continuidade directiva no impedimento do presidente da Direcção, João Almeida, que, recorde-se pediu substituição temporária.
António José Soares, vice-presidente do clube, foi o escolhido numa reunião de Direcção para ser o sucessor de João Almeida.
Contudo, A BOLA sabe que há um grupo de sócios que se prepara para apresentar uma proposta a votação na próxima assembleia que consiste na marcação de eleições gerais antecipadas.
Ou seja, tendo em conta que os mandatos do Conselho Fiscal e da Assembleia Geral terminam em Outubro, as próximas eleições abrangeriam todos os órgãos directivos.
"A BOLA"

admite que tem preço...
“Nunca me vendia por 15 mil €”
"Nunca fui comprado e sinceramente acha que me vendia só por 15 mil euros? Nunca." Ilídio Marques, testemunha-chave da Casa Pia, continua a desmentir a versão apresentada ao longo de oito anos de processo, durante os quais admitiu a presença de todos os arguidos na chamada ‘casa das orgias’, em Elvas.
Na semana passada, negou pela primeira vez os abusos numa entrevista ao semanário ‘Expresso’: "Dei uma entrevista a negar tudo para ficar bem com a minha consciência", disse ontem, em declarações ao CM.
Sobre a gravação feita por um colega casapiano, revelada pelo jornal ‘Sol’ na sexta-feira, e na qual Ilídio admite ter recebido 15 mil euros para mudar a versão dos factos, Ilídio Marques diz que "é tudo uma montagem".
"Percebi que a chamada estava em alta voz e foi aí que ele gravou. Além disso, juntou respostas a perguntas diferentes", disse, garantindo: "Tenho as verdadeiras gravações, que não são montagem e que um dia vou revelar." Questionado pelo nosso jornal sobre por que só agora decidiu desmentir as acusações que fez em tribunal, e que contribuíram para a condenação de Hugo Marçal e Carlos Silvino, Ilídio, agora com 25 anos, não hesitou: "Podia ter sido antes ou depois. Fui abusado dentro da Casa Pia, mas dos nomes que dei só fui pelo ‘Bibi’ e por uma funcionária cujo nunca soube dizer à Judiciária. Menti à PJ, e qual é o problema?"
Sobre os 15 mil euros que são falados na gravação, Ilídio Marques garante que resultam da venda de um carro, a prestações, a Francisco Guerra, outro ex-casapiano, que "não lhe pagou tudo e desapareceu com o carro".
"CORREIO DA MANHÃ"

 2011 ainda pior
AMI diz que 2010 foi o pior ano 
para a pobreza em Portugal
A fundação “Assistência Médica Internacional” revelou os dados dos seus estudos anuais sobre a pobreza e as evidências foram desmotivadoras. Os números de 2010 revelam o pior ano em termos de pobreza em Portugal desde que a AMI tem registo.
“Mais de 12.300 pessoas solicitaram apoio nos nove centros sociais da fundação pelo país, nas Olaias, Chelas, Cascais, Almada, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo. Um valor sem precedentes, que representa um aumento de 40 por cento considerando os últimos cinco anos e de 24% relativamente ao ano anterior”, segundo o comunicado da fundação.
As áreas da grande Lisboa e do grande Porto continuam a ser as zonas mais afectadas pela pobreza e pela exclusão social.
“Do total de pessoas apoiadas no ano passado pela AMI, 45% reside na Grande Lisboa (Olaias, Chelas, Almada e Cascais) e 40% no Grande Porto (Porto e Vila Nova de Gaia)”, segundo a AMI.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

um verdadeiro símbolo
Exposição: Fado, 
"canção aberta ao mundo" 
na sede da UNESCO
Uma exposição dedicada à história do fado está patente desde hoje na sede da UNESCO (a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em Paris.
Na cerimónia de apresentação, na segunda-feira, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, salientou que o fado resulta de "uma fusão de sonoridades de muitas proveniências" e integra na sua génese a "circulação internacional de canções do mundo" abrangida pela própria história de Portugal.
A exposição, com painéis, objetos e material em suporte áudio ilustrando alguns dos momentos cimeiros da história do fado, traz a Paris uma amostra do espólio do Museu do Fado para uma "viagem pitoresca" por "uma canção aberta ao mundo", como lhe chamou o musicólogo Rui Vieira Nery.
"i"

quanto mais cedo melhor
Presidente prepara-se para marcar 
data das eleições na sexta-feira
Na reunião de quinta-feira, tomará já assento o novo conselheiro de Estado Bagão Félix, em substituição de Miguel Anacoreta Correia. Esta substituição surge no âmbito do início de mandato do Presidente e devido à realização desta primeira reunião.
A reunião que chegou a ser admitida na comunicação social como possível de realizar-se na quarta-feira ficou para quinta, uma vez que na quarta-feira o Presidente vai assistir ao doutoramento honoris causa do ex-Presidente do Brasil Lula da Silva, em Coimbra, e à tarde recebe oficialmente a actual Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
A dissolução da Assembleia apenas na sexta-feira vai permitir aos deputados finalizar e aprovar uma série de legislação pendente como a criação de tribunais especializados e a lei de enquadramento orçamental, caso exista um dia para votações regimentais. É que na quarta e na quinta-feira os plenários têm agendamentos potestativos em que habitualmente apenas são votados os projectos discutidos nessas sessões. Na quarta-feira, a sessão plenária é do PSD, que vai discutir o sector empresarial do Estado e, na quinta-feira, é a vez do Bloco de Esquerda, que marcou um debate sobre a precariedade. Hoje a conferência de líderes vai decidir como será a última semana.
"PÚBLICO"

-oh Bruno, sem mau perder
Eduardo Barroso: «Vou cumprir mandato»
O recém-eleito presidente da Mesa da Assembleia-Geral (AG) do Sporting, Eduardo Barroso, assumiu esta terça-feira, que vai cumprir o mandato "se este existir", contudo não põe de lado a possibilidade de se demitir, disse em declarções à agência Lusa.
"Se o mandato existir, claro que vou cumprir", disse Eduardo Barroso, eleito pela lista C, liderada por Bruno de Carvalho, que perdeu a corrida à presidência do Sporting.
Questionado sobre se a sua afirmação tem a ver com a eventual consequência do pedido de impugnação, Eduardo Barroso afirmou que se trata de "um processo judicial, que não tem a ver com a Mesa da Assembleia-Geral eleita", logo "não sobra para o presidente da AG".
Eduardo Barroso disse não ter conhecimento de que o pedido de impugnação já tenha avançado: "É um assunto de Bruno de Carvalho, tão-pouco pediu a minha participação. Nem tinha de o fazer, visto que se a impugnação for aceite implica a repetição das eleições, o que já não aconteceria se eu e o professor Daniel Sampaio nos demitíssemos, pois obrigaria apenas a eleições para a Mesa da AG".
"RECORD"

acabem com os tachos
Oliveira Martins quer saber 
se segue avaliação às PPP
O presidente da comissão que está a avaliar as parcerias público-privadas já contratualizadas pelo Estado dirigiu ontem um pedido de esclarecimento formal ao Governo e PSD, de modo a saber se os dois pretendem, ou não, que esse trabalho prossiga apesar da crise política, confirmou Guilherme d'Oliveira Martins ao DN e também ao Diário Económico.
O também presidente do Tribunal de Contas garante já ter "trabalho feito", depois de três meses de trabalho. Mas conta não só com um membro demissionário - um dos nomeados pelo PSD, depois do acordo para o OE2011 - em protesto contra a falta de informação disponibilizada pelo Executivo, como com a contestação social-democrata, que resolveu não substituir Avelino Jesus no cargo em protesto.
O DN tentou contactar a direcção do PSD e o ministério das Finanças para saber se a indicação é para continuar os trabalhos, nesta comissão e também na que prepara uma agência independente para a avaliação das contas públicas, mas não obteve resposta.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

pobres pagam caro
Preços em Portugal sobem 3,5%
A inflação nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) subiu 2,4% em Fevereiro, face a igual período do ano anterior, tendo em Portugal aumentado 3,5%.
De acordo com a OCDE, a média de 12 meses da inflação nos países deste grupo cresceu menos 0,2 pontos percentuais face ao registado no ano terminado em Janeiro (2,2%).
Este aumento deveu-se ao crescimento da inflação nos produtos alimentares e na energia, que registou uma subida até Fevereiro de 3% e 10,1% respectivamente, comparado com o crescimento de 2,6% e 8,4% registado no ano terminado em Janeiro.
Em Portugal, os preços no consumidor subiram em média, no ano terminado em Novembro, 3,5%, mais 1,1 pontos percentuais que a média registada para o conjunto de países da OCDE.
Os preços dos produtos alimentares cresceram 2,3% nestes doze meses, menos 0,7 pontos percentuais do que a média da OCDE, tendo os preços da energia subido 13,1%, contra os 10,1% da média da OCDE.
Também nos restantes preços, excluindo os agrupamentos dos produtos alimentares e da energia, Portugal registou um valor superior à média da OCDE, com um crescimento de 2,1%, contra 1,3% da média dos países que pertencem à organização.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Sem comentários: