28/02/2011

TENHA UM BOM DIA............


...isto parece um país de lobisomens


COMPRE JORNAIS


a razia continua, sem ponderação
Governo vai encerrar mais de 
600 escolas em todo o país
O ministério da Educação pondera encerrar 654 escolas do primeiro ciclo do ensino básico, com menos de 20 alunos

A medida que está ainda a ser discutida entre o Governo e os municípios resulta de um levantamento exaustivo feito pelas autarquias.
Segundo avança a TSF, os agrupamentos de escolas já receberam ordens para não aceitarem novas matrículas e informarem os pais que devem esperar pela entrada em funcionamento da plataforma que vai centralizar o processo.
Para o coordenador do ensino básico da Federação Nacional de Professores (FNE), Francisco Almeida, a confirmação do encerramento destas escolas traduzir-se-á no "fechar" de muitas aldeias do interior do país.
"Pode parecer poucos alunos, mas uma aldeia que tem hoje 20 crianças no primeiro ciclo, nalgumas regiões é uma aldeia já de uma dimensão razoável", advertiu.
O número de escolas a encerrar são, no entanto, bastante superiores aos que foram projectados para este ano pelo secretário de Estado da Educação, João da Mata, que na semana passada, como refere o Diário de Notícias, falou de 40 escolas primárias por encerrar.
"i"


sustentem estes políticos...
Lojas fecham às centenas
Saldos de Inverno terminam com quedas 
de mais de 30 por cento em Lisboa e Porto 

Os cortes salariais em Janeiro, assim como as alterações nos escalões do IRS, deixaram os portugueses com menor poder económico para aproveitar as grandes baixas de preços nos produtos, particularmente em Fevereiro, garantiu o presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, à Lusa.
Dificuldades financeiras que se traduziram para os comerciantes numa quebra das vendas destes saldos na ordem dos 10 a 20 por cento, em relação ao ano anterior, em todos os sectores de actividade que aderem a esta baixa de preços, segundo Vieira Lopes, apesar de as associações do Porto e de Lisboa falarem de quedas bastante superiores.
A presidente da Associação Comercial de Moda do Distrito de Lisboa, Maria do Céu Prim, fala numa baixa de vendas na época dos saldos de 30 a 40 por cento relativamente ao período homólogo de 2010, o que, em declarações à rádio TSF, classificou como uma “derrocada completa”.
“As grandes distribuidoras praticam baixas de preços todo o ano, obrigando as micro e as pequenas empresas a uma guerra de preços insustentável. Não há regras nesta país”, lamentou.
"PÚBLICO"

e agora as coiceiradas
Sem ganhar há sete jogos consecutivos
A atravessar uma profunda crise diretiva e desportiva, o atual grupo de trabalho do Sporting arrisca-se a entrar na história verde e branca pelos piores motivos: com a derrota frente ao Nacional (1-0), os leões somaram o 7.º jogo consecutivo sem vencer, uma marca que iguala o ciclo mais negro da temporada transata e que está a apenas mais um resultado negativo da pior sequência da história.
Em 1990/91, sob o comando técnico de Marinho Peres, o Sporting não obteve qualquer vitória durante oito encontros consecutivos, uma marca que poderá ser igualada já na quarta-feira, no dérbi com o Benfica. Para lá de toda a pressão inerente a um encontro entre grandes rivais, o confronto entre águias e leões decidirá quem irá disputar a final da Taça da Liga, o único troféu onde a equipa de José Couceiro ainda mantém esperanças na conquista de um título.
"RECORD"

 é urgente esta medida
GNR regista idosos que vivem sozinhos
Operação Censos Sénior decorrer até ao dia 25 de Março, identifica problemas e os familiares a contactar

Esta operação vai permitir registar todas as pessoas com 65 ou mais anos e pretende assim quebrar o isolamento em que muitos idosos vivem. Outro objectivo é chamar-lhes a atenção para alguns crimes de que podem ser vítimas.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

mais um método de assalto
Provedor de Justiça exige às Finanças 
alterações no crédito bonificado
Há mais de 50 queixas de pessoas penalizadas pelos critérios usados no cálculo dos seus rendimentos

O Governo está a cortar ou a diminuir a comparticipação de juros a famílias com crédito à habitação bonificado.
As famílias com rendimentos de categoria B (trabalhadores independentes) estão a ser incluídas num escalão inferior ou mesmo excluídos de qualquer bonificação, mesmo que apresentem níveis de rendimento iguais aos trabalhadores dependentes (categoria A). Esta penalização resulta de uma nova interpretação legal de "rendimento bruto".
O alerta chega da Provedoria de Justiça que, desde 2007, aguarda alterações à legislação. O Provedor Alfredo José de Sousa diz mesmo que Teixeira dos Santos se comprometeu a apresentar uma solução, em Agosto de 2010, mas seis meses depois ainda nada foi feito.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

não é preciso ser de esquerda para concordar
Louçã e remunerações dos gestores públicos
Necessário contenção

O líder do Bloco de Esquerda (BE) reiterou ontem a necessidade de haver contenção e regras nos salários dos gestores públicos que não deverão receber valores superiores aos do Presidente da República.
'O BE responde a Pedro Passos Coelho, sim, é preciso que haja regras, que haja contenção nos salários excessivos de alguns gestores públicos e que todos eles prestem contas e respondam perante o país, que tem problemas, e o maior de todos é a criação do emprego e uma economia decente', declarou Francisco Louçã, no Funchal.
'Preferem criar desemprego, precariedade e dificuldades para aquelas famílias daqueles trabalhadores quando têm todo o poder e quando são pagos de uma forma tão exorbitantemente acima do salário do Presidente da República', criticou.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

o Variações cantava "é p'ra amanhã"
Rede de radares já leva dois anos de atraso
Caderno de encargos para o concurso está a ser ultimado. Numa primeira fase, serão apenas 30 

Com quase dois anos de atraso face ao previsto, está a ser ultimado o caderno de encargos para o lançamento do concurso público internacional para avançar com a criação de um sistema nacional de radares. Mas não há garantia de que o concurso avance este ano.
A instalação de um Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) é uma das medidas previstas na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR) e, se fossem cumpridos os prazos estipulados pelo Governo, o sistema já seria uma realidade desde meados do ano passado, visto que o documento prevê que a rede seria executada no segundo semestre de 2010. Mas, disse ao JN o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Paulo Marques, neste momento ainda está a ser ultimado o caderno de encargos e os termos do concurso, que deverão ficar definidos "ainda durante o 1º semestre de 2011". Mas nada garante que haja dinheiro para avançar com o concurso público.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

força campeões
Selecção de 14 e com Nélson
Campeão olímpico mostra melhoras significativas no calcanhar e vontade de ir a Paris

A Selecção para os Europeus de pista coberta de Paris, que se realizam entre sexta-feira e domingo próximos, integra 14 atletas.
Rui Silva, nos 3000 m, Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes, nos 60 m, Rasul Dabo, nos 60 barreiras, Nélson Évora, no triplo, Marco Fortes, no peso, Edi Maia, na vara, Naide Gomes, no comprimento, Sara Moreira, nos 3000 m, e Leonor Tavares, na vara, cumpriram as marcas de referência estipuladas pela Federação, sendo que a presença do campeão olímpico do triplo salto é agora uma certeza.
«Tudo aponta para uma evolução favorável. Ele está muito melhor e com vontade de ir», garantiu o DTN, José Barros, transmitindo as informações dadas pelo atleta, pelo treinador e pelo médico da Federação que o tem acompanhado e voltará hoje a avaliá-lo.
"A BOLA"

é preciso mão pesada
DIAP condenou dez agressores 
por violência doméstica
A unidade contra a violência doméstica e maus-tratos a menores, criada há um ano no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, conseguiu a condenação de 10 agressores, em 15 julgamentos já realizados.
Dados da 7ª secção indicam que foram distribuídos 1.802 inquéritos de violência doméstica e maus-tratos a menores, dos quais terminaram 1.232, estando ainda pendentes 716, noticia a Lusa.
O Ministério Público conseguiu ainda que fossem decretadas três prisões preventivas e 11 medidas de coacção de proibição de contactos com afastamento da residência por parte dos agressores. Dos processos concluídos, resultaram 84 acusações e foram decididas 111 suspensões provisórias de inquérito.
Nos 15 julgamentos já efectuados, foram condenados 10 agressores, nove dos quais a pena de prisão suspensa e um ao pagamento de uma multa.
"CORREIO DA MANHÃ"

e nós temos um ministro manco
"Falta uma perna" ao euro
"Existe uma deficiência na construção do euro. Falta uma perna a esta construção. Não temos um mecanismo orçamental ou fiscal na zona euro", lamentou hoje o ministro das Finanças na Segunda Conferência Reuters TSF.
Na sua opinião, é por causa desta falha que existem desconfianças face aos países do euro. Isso não acontece nos Estados Unidos, onde há mecanismos federais de intervenção, exemplificou.
Assim, Fernando Teixeira dos Santos defende que sejam criados mecanismos de "prevenção, gestão e resolução de crises. Espero que, nas decisões que venham a ser tomadas no próximo mês de Março, a Europa possa vir a criar esses mecanismos, para recuperarmos a confiança que os mercados devem ter na moeda única".
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sem comentários: