28/02/2011

ALMORRÓIDA DE PONTA


Portugal lidera ranking 
da governação eletrónica
Pelo segundo ano consecutivo, Portugal 
ficou em primeiro lugar, no ranking europeu 
do egovernment 2010 da Comissão Europeia.

Os serviços públicos na Internet em Portugal estão entre os mais fáceis de usar na União Europeia, considerou a Comissão Europeia no estudo "eGov Benchmark 2010" divulgado hoje.

Portugal regista um índice de 91% na facilidade de uso, acima dos 79% da média europeia, refere-se no estudo, que aponta Portugal como o país mais avançado em sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online.

A par de Malta e França, ambas com 100%, Holanda (96) e Espanha (95), Portugal tem os melhores portais governamentais em termos de facilidade de uso, conveniência para o utilizador e agrupamento de serviços disponíveis.

O estudo da Comissão Europeia destaca para Portugal "boas práticas" como a implementação do Cartão de Cidadão, a ferramenta Empresa Online, o serviço de declarações eletrónicas de impostos e a página virtual da Segurança Social.
O empurrão do Plano Tecnológico

A experiência do utilizador na experiência virtual, o eProcurement (compras eletrónicas) e diversas soluções que facilitam o fornecimento dos serviços online, como a identificação eletrónica, são campos destacados pela Comissão Europeia como tecnicamente evoluídos em Portugal.

O Plano Tecnológico implementado em Portugal levou a que o país subisse no ranking europeu: em 2005, antes da entrada do programa, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40% e um nível de sofisticação de 68%, de acordo com os dados.

Este é o nono estudo conduzido pela Comissão Europeia de avaliação do desempenho europeu em matéria de governação eletrónica.

IN "EXPRESSO"
21/02/11

Sem comentários: