15/12/2010

TENHA UM BOM DIA............


...e sonhe, não é proíbido


COMPRE JORNAIS

PORTEM-SE BEM....
Sexo. 16% dos universitários acham 
desconfortável comprar preservativos
Um terço admite já ter tido sexo ocasional 
mas 16,7% ainda são virgens

Eles acham mais fácil comprar preservativo e elas acham mais fácil recusar relações desprotegidas. Os comportamentos sexuais de risco aumentam no ensino superior mas os estudantes parecem estar conscientes. A primeira extensão a estudantes universitários do estudo colaborativo Health Behavour in School-aged Children - uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde para adolescentes do 6.o, 8.o e 10.o ano - revela que a maioria dos jovens tem uma vida sexual activa, embora 16,7% ainda sejam virgem, e sente-se confortável na hora de comprar preservativos. Mas ainda são 12,2% os que vêem a compra como "difícil" e 16% como "desconfortável". Mais de um terço admite ter tido pelo menos uma relação associada ao álcool ou com parceiros ocasionais.
Os dados sobre a saúde sexual e reprodutiva no ensino superior, recolhidos este ano, foram apresentados ontem em Lisboa pelo projecto Aventura Social, sediado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e liderado pela investigadora Margarida Gaspar de Matos.
Na amostra representativa, e dos 2730 estudantes que já iniciaram a vida sexual, 109 (4%) admitem já ter tido uma gravidez indesejada e 87 (3,2%) já ter feito um aborto. Contudo, resumem os investigadores, a maioria está sensibilizada. Mais de metade dos estudantes inquiridos, entre os 18 e os 35 anos, admitem conseguir fazer planos com antecedência para evitar relações desprotegidas, mesmo sob o efeito de álcool ou drogas. Nas diferenças de género, as mulheres são mais conscienciosas e os homens têm mais comportamentos de risco. Dois quintos admitem ter uma relação amorosa há mais de dois anos e poucos têm mais de um parceiro.
"i"

SERÁ DESTA VEZ???
Oliveira e Costa e mais 15 arguidos 
começam hoje a ser julgados
O ex-presidente do BPN Oliveira e Costa começa hoje a ser julgado por crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade, fraude fiscal qualificada e aquisição ilícita de acções.
Juntamente com José Oliveira e Costa serão também julgadas outras 14 pessoas e a empresa Labicer por crimes diversos, que vão desde abuso de confiança a burla qualificada, passando por fraude fiscal e falsificação de documentos, entre outros ilícitos.
O início do julgamento esteve inicialmente marcado para 11 de Outubro, mas foi adiado para 15 de Dezembro, sendo que Oliveira e Costa já está em liberdade, após ter estado em prisão preventiva e posteriormente em prisão domiciliária com pulseira electrónica.
Além do antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do Governo PSD de Cavaco Silva, são arguidos neste processo José Vaz Mascarenhas, Luís Caprichoso, Francisco Sanches, Leonel Mateus, Luís Reis Almeida, Isabel Cardoso, Telmo Belino Reis, José Monteverde, Ricardo Oliveira, Luís Ferreira Alves, Filipe Baião do Nascimento, António Martins Franco, Rui Guimarães Dias Costa, Hernâni Ferreira e a empresa Labicer - Laboratório Industrial Cerâmico.
"PÚBLICO"

FORÇA CAMPEÃ
Jessica em três frentes
NAS TRADICIONAIS S. SILVESTRES
Jessica Augusto participará em três S. Silvestres nos últimos seis dias do ano. Estará em Lisboa a 26, Funchal a 28 e Madrid a 31. Antes, correrá no próximo domingo (dia 19) o Cross de Bruxelas. Depois, a 8 de janeiro, o de Edimburgo. A seguir, fará umas miniférias.
A S. Silvestre de Lisboa, este ano com partida (18 horas) e chegada à Praça do Comércio, terá um percurso de 10 km com retornos no Cais do Sodré, Jardim do Tabaco e Marquês de Pombal e contará ainda com as presenças das campeãs europeias Dulce Félix (que depois estará na Amadora), Ana Dias e Anália Rosa e ainda Daniela Cunha, Joana Costa e Carla Salomé Rocha. No sector masculino estarão José Ramos, Hermano Ferreira, Fernando Silva, Luís Feiteira, Hélio Fumo e os triatletas Bruno Pais e João Silva.
"RECORD"

SATISFATÓRIO IGUAL A FRAQUINHO
Acordo sobre quotas de pesca é 
"satisfatório" para Portugal
Os ministros das Pescas da União Europeia (UE) chegaram hoje, em Bruxelas, a acordo sobre as quotas de pesca para 2011.
Os responsáveis europeus chegaram a um "consenso" - sem votos contra - depois de dois dias de negociações "duras e intensas" que "suavizaram" a proposta inicial da Comissão Europeia que insistia na diminuição do esforço de pesca nos mares europeus para proteger as espécies ameaçadas.
Segundo as mesmas fontes, Lisboa conseguiu, em termos gerais, manter as quotas para os seus pescadores e "conquistar" mais possibilidades de pesca para o bacalhau (quatro por cento), pescada (15 por cento) e tamboril (5 por cento).
No que diz respeito ao lagostim, a quota é reduzida em 10%, enquanto a proposta inicial de Bruxelas defendia uma redução de 20%.
O ministro da Agricultura e Pescas português convocou a imprensa para as 10h00 (9h00 de Lisboa) para apresentar os resultados das negociações.
A proposta inicial da Comissão Europeia de possibilidades de pesca para o Atlântico em 2011, apresentada no início de Novembro e que serviu segunda-feira como base das negociações, contemplava uma redução global de quotas na ordem dos 10%, com cortes para diversas espécies pescadas em águas portuguesas.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

MESMO COM FALTA DE  MEIOS...
PJ desfez "banhada" com notas falsas
Dois grupos, rivais, de criminosos preparavam-se para fazer um negócio com uma grande transacção de euros falsos. Enquanto um grupo queria vender notas falsas, o outro pretendia adquiri-las. Mas nem o primeiro tinha as notas falsas nem o segundo o dinheiro para a aquisição. Uma "vulgar banhada" que acabou desfeita pela PJ, que apreendeu aos suspeitos um revólver, municiado.
Um casal "pôs a circular nos meandros do crime que tinha uma grande quantidade de dinheiro falso para vender", adiantou ao DN fonte da PJ. "Tamanho negócio alertou compradores que se mostraram interessados na aquisição". Os homens da PJ seguiram a pista "através de agentes infiltrados". Os vendedores tinham apenas uma mala cheia de pedaços de jornal e madeira e os compradores "queriam apenas ficar com as notas falsas". A PJ interrompeu a reunião, realizada numa área de serviço da A 25, junto a Viseu, e deteve seis homens e uma mulher.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

HAVIA DE SER À CUSTA DE QUEM???
'Redução à custa de utentes e farmácias '
A Associação de Farmácias de Portugal considera que a descida da despesa com medicamentos anunciada, ontem, pelo Ministério da Saúde se deve 'à custa dos utentes e das farmácias', Em comunicado, a AFP defendeu que esta contenção da despesa 'é feita à custa dos utentes porque são eles que pagam mais', e 'à custa das farmácias porque são o elo mais fraco do SNS', O MS anunciou que a despesa com medicamentos comparticipados desceu 16 por cento em novembro, face a 2009, uma redução de despesa de mais de 22 milhões de euros.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

É URGENTE
117 milhões para novos hospitais
O Tribunal de Contas concedeu, este mês, vistos favoráveis aos dois projectos dos hospitais de Barcelos e de Fafe. As duas unidades hospitalares vão custar cerca de 117 milhões de euros e deverão começar a funcionar nos primeiros meses de 2014.
O contrato para o projecto do Hospital de Fafe chegou a ser recusado pelo Tribunal de Contas, em Outubro, porque os juízes conselheiros não aceitaram que a Adminitração Regional de Saúde do Norte (ARSN) atribuísse um prémio de 10% do valor contratual aos projectistas, com o objectivo de incentivar a minimização dos erros e omissões, que acarretam custos no final da obra.
O mesmo prémio foi incluído nos contratos para o Hospital de Lamego, Centro de Reabilitação do Norte (Gaia) e Centro Materno-Infantil (Porto), cujos contratos foram visados pelo Tribunal de Contas, garantiu, ao JN, Fernando Araújo, presidente da ARSN. A cláusula acabou por ser retirada (no Hospital de Barcelos não chegou a ser incluída), e os juízes concederam os vistos aos dois contratos no passado dia 7.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

NO DESPORTO LUTA-SE
Sara bate recorde dos 200 mariposa
Primeira dos cinco portugueses no X Mundial do Dubai em piscina curta a entrar em acção, Sara Oliveira não deixou créditos por mãos alheias e bateu o seu recorde de Portugal de 200 mariposa em mais de um segundo ao registar 2.08,54, marca que lhe conferiu a 15.ª posição entre 29 participantes.
A única tristeza da nadadora do FC Porto era apenas não ter ficado alguns lugares mais acima, mais próximos das oito finalistas pois, tal como acontece nos europeus disputados em piscina de 25 metros, também neste Mundial não existem meias-finais nas provas mais longas.
«É bom ter batido o recorde nacional mas é importante vir para aqui a pensar chegar às finais e meias-finais. Se houvesse meias tinha conseguido», começou por referir Sara ainda procurando recuperar o fôlego e após um pequeno compasso de espera para ver na televisão a última série dos 200 mariposa e ficar a saber a posição em que terminara na geral.
No entanto tirei quase dois segundos ao recorde nacional. Pelo que tenho treinado e pelos dados que havia recebido das outras competições tinha noção que este objectivo era palpável. É óptimo... mas estou longe de estar satisfeita. Até parece mal dizer isso quando baixei o tempo como fiz mas é o que sinto», concluiu Oliveira que amanhã nadará os 50 mariposa.
"A BOLA"

BEBA ÁGUA!!!
Sexo: Gel de água dá prazer
As mulheres que nas relações sexuais usam gel feito à base de água têm mais prazer do que as outras, conclui um estudo publicado na revista científica ‘Journal of Sexual Medicine’.
Um total de 2453 mulheres, entre os 18 e os 68 anos, participou no estudo do Centro para a Promoção da Saúde Sexual, da Universidade de Indiana (EUA), liderado pelo investigador Debby Herbenick e que teve como objectivo conhecer os efeitos dos lubrificantes de água nas relações sexuais.
As mulheres foram divididas aleatoriamente em dois grupos. Um grupo usou lubrificantes à base de água enquanto o outro grupo usou gel de silicone ou nenhum lubrificante na masturbação ou nas relações sexuais, durante duas das cinco semanas em que durou o estudo.
"CORREIO DA MANHÃ"

PALAVRA QUE NÃO HÁ DINHEIRO????
Já se venderam 4,5 milhões 
de telemóveis este ano
Os portugueses não deixam de comprar telemóveis. No terceiro trimestre foram vendidos mais 1,6 milhões de telemóveis, elevando a conta anual para 4,5 milhões de terminais.
Os telemóveis continuam a ter um bom ano de vendas. Ainda a época alta, a do Natal, não tinha começado e em Portugal já se tinham vendido mais de 4,5 milhões de telemóveis.
Os dados são da consultora IDC que revelou hoje os números referentes ao terceiro trimestre. Entre Junho e Setembro foram vendidos 1,6 milhões de terminais, o que se junta aos 1,7 milhões vendidos no segundo trimestre e aos 1,2 milhões do primeiro trimestre.
Até Setembro, no ano passado, tinham sido vendidos 4,1 milhões de terminais. Só no terceiro trimestre as vendas deste ano aumentaram 12%.
E no terceiro trimestre foram os telemóveis inteligentes que sustentaram o crescimento. "No terceiro trimestre o segmento dos 'smartphones' cresceu 82% face ao período homólogo, e foi o que mais contribuiu para o crescimento do mercado", diz o comunicado da IDC, que avança com um número de 251 mil unidades de "smartphones" vendidas no período em análise.
Os telemóveis inteligentes com sistema operativo Android, da Google, foram os que mais cresceram em termos de vendas.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sem comentários: