15/12/2010

PARABÉNS BAIRRO ALTO


15/12/10

497 ANOS




O Bairro Alto, outrora conhecido como Vila Nova dos Andrades, é uma zona típica de Lisboa de ruas estreitas e empedradas adjacentes às zonas do Carmo e do Chiado, com casas seculares e pequeno comércio tradicional. Construído mais ou menos em plano ortogonal em finais do século XVI, o Bairro Alto é um dos mais pitorescos da cidade, sendo delimitado a oeste pela Rua do Século, a este pela Rua da Misericórdia, a norte pela Rua D. Pedro VRua do Loreto e Largo do Calhariz. O Bairro Alto divide-se pelas freguesias da Encarnação e de Santa Catarina. e a sul pela



Desde os anos 80 que é a zona mais conhecida da noite lisboeta, com inúmeros bares e restaurantes a par das casas de fado, local onde se situavam também quase todos os órgãos de imprensa de distribuição nacional. Nos últimos 20 anos adquiriu uma vida muito própria e característica, onde se cruzam diferentes gerações na procura de divertimento nocturno.
Aos poucos verifica-se também que passou a ser procurado como um lugar para viver, estando a sua população a ser renovada e rejuvenescida.



Durante o Século XIX e até ao terceiro quartel do Século XX, o bairro abrigava as sedes dos principais jornais e tipografias do país. Ainda hoje é possível encontrar ecos desse tempo em nomes de ruas como a Rua Diário de Notícias ou a Rua do Século. Este bairro, um dos mais intelectuais da capital, frequentado e habitado por jornalistas, escritores e estudantes, a um passo do Chiado, era também lugar de tascas de marinheiros, de lugares de má fama e de muita prostituição. Vitorino Nemésio faz alusões a este ambiente no romance Mau tempo no canal.
O edifício onde nasceu o Diário de Notícias foi mais tarde ocupado por A Capital2005), sendo hoje mais conhecido por «Edifício A Capital». Foi neste prédio que a companhia de teatro Artistas Unidos esteve sediada durante muito tempo. A companhia abandonou o espaço há alguns anos, uma vez que a Câmara Municipal vai proceder a obras de reabilitação.


O Bairro Alto é actualmente um local de divertimento nocturno e ponto de encontro de diferentes culturas e gerações, no entanto, continua a sofrer de graves problemas no âmbito do tráfico e consumo de estupefacientes, o que não é alheio o facto de nele se situarem os mais conhecidos bares da capital.



Parte dos prédios foram ou estão a ser recuperados, mantendo-se a traça original dos mesmos, o que veio permitir a instalação de novos e alternativos espaços comerciais, encontrando-se desde lojas multimarca e ateliers a lojas de tatuagens e piercing. Apesar das obras recentes, e da instalação de câmaras de vigilância nalgumas ruas, muitas das zonas mais típicas do bairro estão muito degradadas e mal frequentadas, sendo que este continua a ser um dos locais de Lisboa com o maior índice de criminalidade juvenil.


WIKIPÉDIA

Sem comentários: