22/11/2010

ALMORRÓIDA ESPERANÇADA



Fornecedores "pagam" obras do hospital
Negociação dos contratos gerou 
1,8 milhões de euros para melhorias

O Hospital de Aveiro, quebrando a tendência dos hospitais portugueses, reduziu em 21,6% as despesas de Fornecimentos e Serviços (Informática, Hotelaria, Instalações e Equipamentos e Prestação de Serviços Médicos) nos últimos dois anos.

Entre 2008 e 2010, a negociação e a elaboração de novos contratos com os fornecedores permitiu poupar cerca de 1,8 milhões de euros (gastos de 8,5 milhões em 2008 e 6,7 milhões em 2010). Na última sexta feira, a administração do hospital reuniu os 50 fornecedores desta área e mostrou-lhes o que fez no interior e exterior do hospital com o dinheiro "regateado". Durante dez minutos mostrou imagens do antes e depois das obras feitas com o "vosso dinheiro", como repetiu aos empresários Luís Coelho, administrador do hospital.

"A função de um gestor público é colocar as empresas no papel de contribuintes. Só posso desempenhar bem o meu papel se contrariar as expectativas de negócios das empresas. E os serviços são uma fonte inesgotável de poupança. Nos últimos dois anos conseguimos 1,8 milhões de euros. Querem saber para onde foi o vosso dinheiro?", perguntou Luís Coelho.

As imagens mostraram as beneficiações efectuadas desde Outubro de 2008. Vão desde as remodelações de todos os espaços comuns (pintura do interior das enfermarias de internamento e respectivos corredores) à substituição de todas as camas articuladas manuais por camas eléctricas, passando pela remodelação de todos os quartos de banho (cerca de 90) das consultas e enfermarias.

Os cortes foram efectuados nas várias áreas dos Fornecimentos e Serviços, "sem prejuízo da qualidade prestada", realçou o número dois da administração. Alguns exemplos: o custo do Serviço de Informática sofreu um corte de 53,7% nos últimos dois anos, o que permitiu uma poupança de 247 mil euros. O preço do Serviços Hoteleiros baixou 10,2% (368 mil euros), o de Instalações e Equipamentos sofreu um corte de 17,4% (81 mil euros) e as Prestações dos Serviços Médicos passou de 2,7 milhões de euros (2008) para 2,4 milhões de euros (2010), uma diminuição de 11,6%, que valeu 317 mil euros. "Quando chegámos, em 2008, havia médicos especialistas na Urgência a ganhar 100 euros à hora. Hoje não há nenhum que ganhe mais de 35 euros", garantiu Luís Coelho.

"Ao menos sabemos para onde vai o nosso dinheiro", comentavam à saída do encontro os empresários, que não esconderam a preocupação quando ouviram Luís Coelho adiantar que em 2011 o hospital, nos Fornecimentos e Serviços, pretende baixar os custos em 6% relativamente a 2010 (uma redução de 400 mil euros). "Ainda há muita coisa por fazer...", justificou, ao JN, o administrador.

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
22/11/10

NR: De que está à espera o Mestre Luís Coelho para se candidatar a Primeiro-ministro????

Sem comentários: