18/10/2010

P O R R A D A....


Em Moçambique

Cerca de 76% de crianças sofre castigo corporal
- denuncia um relatório sobre castigo corporal e outras formas de humilhação contra a criança

(Maputo) Três Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm suas acções viradas na protecção e promoção dos direitos da Criança, nomeadamente, a Rede Came, A Save the Children e a ANPPCAN (Associação para a Protecção e Prevenção Contra Negligência e Abuso de Crianças) apresentaram, ontem em Maputo, um relatório sobre castigo corporal e outras formas de humilhação perpetradas contras as crianças. Dados do relatório revelam que cerca de 76.8% das crianças em Moçambique sofre castigo corporal.

A acção é perpetrada tanto por pais, assim como pela comunidade no geral.
O relatório faz referência a dois tipos de castigo corporal. Uma é praticada com recurso a mão e o segundo com recurso a objectos quepartem de sapatos até a cintos.
Concretamente, os resultados da amostra indicam que cerca das cerca 76% das crianças que tinham já sofrido castigos corporais subdividem-se em 35.4% de agressões físicas com uso da mão e os restantes 41.2% com uso de vários objectos.
O relatório avança existir um outro tipo de castigos, dos quais em forma de humilhação (que consistem em impor, as crianças, métodos de punição cruéis e degradantes, que o relatório revelou incidirem em volta dos 44.4%).
O relatório precisa que esses tipos de castigo são frequentes nas escolas, assim
como, dentro das famílias das próprias crianças com percenta- gens que se subdividem em 34.5% e 34.7% respectivamente.(A. Lopes)

IN "MEDIAFAX"
15/10/10
MOÇAMBIQUE

Sem comentários: