18/10/2010

ALMORRÓIDA VRRUM VRRUM


Motards. 
Europa já lidera número 
de gangues internacionais

Nos últimos cinco anos, Hells Angels, Bandidos e Outlaws abriram mais filiais na Europa do que em todo o mundo. Para já, em Portugal, só Hells Angels

A Europol fez as contas e chegou à conclusão que a Europa registou o maior aumento de gangues de motociclistas (Outlaw Motorcycle Club Gang''s - OMCG''s) nos últimos cinco anos. Os três principais grupos, Hells Angels, Bandidos e Outlaws, abriram 120 filiais (Chapters ou Charters), o que perfaz um total de 425 em países da Europa, contra cerca de 300 nos Estados Unidos - de onde são oriundos - e Canadá.

Destes novos Chapters, grande parte foram implementados no Sudoeste da Europa, designadamente em países como a Albânia, Bulgária, Macedónia e Turquia. A autoridades acreditam que estes gangues de motociclistas têm capacidade, recursos, infra-estruturas, relações e experiência para utilizar e gerir a rota dos Balcãs que leva para o centro da Europa as drogas duras que vêm da Turquia e antiga União Soviética.

Segundo a Interpol, grande parte dos membros destes clubes de motociclistas dedicam-se a crimes como homicídio, extorsão, tráfico de droga, armas, explosivos e pessoas, roubos organizados, fraudes e criminalidade financeira. Auto- -denominam-se 1% (one percenters), uma referência a um célebre discurso de um presidente de um moto clube que afirmou que "apenas um por cento dos motociclistas estão envolvidos em actividades criminosas".

polícias preocupadas A Europol tem seguido a evolução dos OMCG''s e considera estas investigações no âmbito da sua responsabilidade de controlar a ameaça da criminalidade organizada e do terrorismo na Europa. Os gangues de Motards são identificados como uma ameaça nacional e ainda como uma prioridade em policiamento nos vários países da União Europeia.

A recente expansão da presença dos Hells Angels no Sudeste da Europa e a proliferação das actividades dos OMCG naquela região, levou a Europol e o Ministério do Interior croata a co-organizar um seminário este mês para especialistas na cidade croata Dubrovnik. O seminário, financiado pelo programa da Comissão Europeia TAIEX, incluiu representantes da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro, Macedónia, Sérvia e Turquia.

Segundo o director da Europol, Rob Wainwright, "a criminalidade grave é uma característica das actividades dos Outlaw Motorcycle Gangs na Europa". Rob Wainwright reafirmou a preocupação em monitorizar a expansão dos gangues de Motards e salientou que a Europol oferece apoio aos países que enfrentam o desafio de lidar com os OMCG.

"i"
18/10/10

Sem comentários: