27/06/2010

O FIM DE SEMANA ESTÁ A ACABAR...

... E AS NOTÍCIAS NÃO SÃO DAS MELHORES

COMPRE JORNAIS


Expo Xangai: Portugal contempla visitante um milhão

O visitante um milhão do pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai, foi presenteado este domingo, com uma garrafa do Vinho do Porto.
As estimativas apontavam para três milhões de visitas no pavilhão de Portugal ao longo dos seis meses da feira mas o número pode ser ultrapassado. José Fragoso, que dirige o espaço revelou que o visitante um milhão aconteceu antes do previsto.
"CORREIO DA MANHÃ"

Fisco falha encaixe de 3,5 milhões
Venda de imóveis do Estado rendeu apenas 4% do esperado pelo Ministério das Finanças.
Não correu como esperado a venda de 15 imóveis do Estado em hasta pública realizada na semana passada, que rendeu apenas 4% do previsto. De acordo com as informações avançadas pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, a venda em hasta pública destes imóveis, realizada nos dias 22 e 23, rendeu ao Estado apenas 158 mil euros. Um valor muito abaixo dos mais de 3,5 milhões de euros esperados pelo Ministério das Finanças. Apesar do fracasso da operação, os mais de 300 milhões de euros que o Estado prevê arrecadar com a venda de imóveis em 2010 não estão em perigo, uma vez que serão garantidos pela empresa estatal Parpública.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Quatro praias da linha de Cascais com água imprópria para banhistas
O responsável da divisão ambiental da Direcção Geral de Saúde (DGS) revelou, este domingo, que quatro praias do concelho de Cascais continuam a não ter água própria para banhistas. As praias dos Pescadores, Duquesa, Rainha e Conceição não «reúnem condições».
«Continuam a não estar próprias para os banhistas, porque não reúnem as condições necessárias (em termos de qualidade da água) para que sejam consideradas zonas balneares», declarou Paulo Diegues.
As quatro praias não constam da lista da «Praias e banhos marítimos para o ano de 2010”, publicada a 18 de Junho em Diário da República, apesar de o vereador do ambiente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, ter dito que todas as praias do concelho têm «excelente» qualidade de água.
"A BOLA"

Estado gasta com partidos mais de 83 milhões por ano
Contas feitas para o período entre 1993 e 2013, com base na subvenção pública prevista na lei
Estão aprovadas pelo Parlamento, na generalidade, reduções nas subvenções públicas para os partidos previstas na actual lei, que se cifram nos 83,5 milhões de euros por ano. A necessidade de reduzir a despesa do Estado é o argumento, mas os efeitos serão, para já, poucos.
O cálculo do montante da média anual de subvenções do Estado para os partidos (83,5 milhões de euros entre 1993 e 2013) foi elaborado por Manuel Meirinho, docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) que tem vindo a dedicar-se ao aprofundamento da questão do financiamento partidário.
Os dados mais recentes, que Meirinho integrou no seu estudo sobre "Os custos da democracia eleitoral portuguesa", permitem concluir que a maior fatia do bolo das subvenções públicas, em peso relativo, se destina à actividade corrente dos partidos. O que desmistifica a ideia feita de que são as campanhas eleitorais que mais recursos absorvem (ler caixa com números). Na opinião de Meirinho, os partidos "não sabem ou não querem saber" do que falam, quando falam em cortes nas despesas com campanhas eleitorais, com o argumento da redução da despesa do Estado em tempo de crise económica.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Portimão. Urgências no Verão só com um médico "para conter despesas"
O conselho de administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, em Portimão, deu ordens para que, a partir do próximo mês, as urgências funcionem apenas com um especialista de medicina interna, cirurgia e ortopedia. A escala de médicos passa a ser composta por apenas um clínico das 8h00 às 16h00. E a decisão, comunicada num ofício enviado aos directores de serviço a que o i teve acesso, é justificada como uma "forma de dar resposta ao plano de contenção para redução de despesas em horas extraordinárias".
A ordem, que não é motivada pela falta de médicos, mas pela vontade de cortar nas despesas, está a criar um verdadeiro terremoto. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Ordem dos Médicos já manifestaram o seu "veemente protesto" junto da ministra da Saúde, Ana Jorge. E usam palavras como "irresponsabilidade", "gravidade", "desrespeito" e "violação das recomendações" de qualidade e segurança no atendimento aos doentes para descrever esta decisão.
"i"

Casa Pia: Leitura de acórdão adiada para 5 de agosto
A leitura do acórdão no processo Casa Pia foi adiada esta sexta-feira para 5 de agosto, disse à Lusa fonte judicial. A leitura do acórdão do processo de abuso sexual de menores esteve marcada para 9 de julho, mas o coletivo emitiu um despacho marcando a nova data.
A sessão do dia 9 de julho servirá para analisar o relatório social do principal arguido, Carlos Silvino.
O coletivo de juízes só hoje recebeu o relatório social de Carlos Silvino, que foi refeito nas últimas duas semanas por uma equipa do Instituto de Reinserção Social.
As partes terão agora um prazo de cinco dias, prorrogável, para se pronunciarem.
Além de Carlos Silvino, respondem em tribunal há mais de cinco anos o apresentador Carlos Cruz, o médico João Ferreira Diniz, o embaixador Jorge Ritto, o ex-provedor adjunto da Casa Pia Manuel Abrantes, o advogado Hugo Marçal e Gertrudes Nunes, dona de uma casa de Elvas onde alegadamente ocorreram abusos sexuais.
"RECORD"

Número de casos de sobreendividados
que pedem ajuda continua a aumentar

A Deco recebeu 1258 pedidos de ajuda de pessoas sobreendividadas nos primeiros cinco meses deste ano, o que significa um aumento relativamente ao número de casos registado no mesmo período de 2009.
Os residentes em Lisboa são os que mais recorrem ao gabinete de apoio da associação. E a maioria está nessa situação por ter perdido o emprego ou por motivos de saúde.
No início de 2010, Março foi o mês em que a Deco recebeu mais processos de sobreendividamento, tendo atingido os 330. Os dados mais recentes revelam que, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, 1258 pessoas já pediram ajuda, das quais 214 em Maio. Registou-se, assim, uma subida, ainda que ligeira, face aos números atingidos em igual período do ano passado (1251).
O ano de 2009 fechou com um total de 2812 casos de acumulação de dívidas, valor que se compara com os 2034 registados em 2008. Quanto a expectativas para este ano, Natália Nunes, responsável pelo Gabinete de Apoio ao Sobreendividamento (GAS) da associação, acredita que esse número "deverá aumentar significativamente" e "mais ainda em 2011".
"PÚBLICO"

Sem comentários: