16/05/2010

TENHA UM BOM FIM DE SEMANA

F.C. PORTO
O 12.º mandato consecutivo
Sem oposição visível, Pinto da Costa será hoje reconduzido no cargo de líder do FC Porto. Em 72 anos de vida, 28 são de presidência Tomada de posse marcada para segunda-feira.
"A BOLA"

Salários isentos de IRS pagam nova taxa de 1%
A sobretaxa do IRS, que começa a ser aplicada em Julho, pode abranger rendimentos de trabalho que até agora estão isentos de fazer retenção na fonte. E deverá também "apanhar" os subsídios de férias pagos a partir daquela data.
As tabelas de retenção na fonte do IRS em vigor dispensam de pagamento deste imposto os rendimentos até 556 euros. Mas de acordo com as explicações oficiais do Ministério das Finanças prestadas ao JN em relação à sobretaxa do IRS, tudo indica que apenas quem ganha até 475 euros por mês (o valor do salário mínimo) vai ficar de fora do aumento adicional de 1% deste imposto. Assim sendo, o número de contribuintes sujeito a imposto sobre o rendimento vai aumentar.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

António José Seguro marca terreno no Partido Socialista
A unidade em tempos de crise. Foi assim a Comissão Política do PS em que José Sócrates ouviu críticas ao plano de austeridade negociado com o PSD de Pedro Passos Coelho e um potencial candidato à sucessão, António José Seguro, dizer que está solidário, neste "momento de crise", e que este não é ainda o tempo de fazer avaliações de cinco anos de governo.
"Este é o momento das soluções, não é o momento para fazer outros debates, nomeadamente discutir o caminho que o país seguiu para chegar a este ponto", afirmou o ex-ministro, que foi um dos últimos a falar numa reunião em que se ouviram criticas à subida de um ponto percentual na taxa mais baixa do IVA. A voz de Seguro juntou-se à do vice-presidente da Assembleia José Vera Jardim, e também à de João Proença, secretário-geral da UGT.
"i"

O rosto do MRPP na ressaca do 25 de Abril morreu na madrugada de ontem,
em Lisboa.

Tornou-se um fiscalista irreverente quando deixou de acreditar na utopia.

Na ressaca do 25 de Abril, o seu nome estava escrito pelos muros de Lisboa: "O povo libertará Saldanha Sanches." Ele era o porta-estandarte do MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), o herói da revolução incompleta. Um ano passou e o dogma cedeu lugar ao cepticismo. Portugal escolheu a democracia libe- ral. O revolucionário desiludiu-se, virou a página, teve uma filha e aprendeu a tolerar o outro. Mas, de outra maneira, continuou a luta. Até ontem, 14 de Maio, o dia em que morreu, em Lisboa.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Câmara de Lisboa facilita empresas
A partir de Julho, Lisboa poderá contar com um balcão único de serviços direccionados para empresários que queiram abrir negócio na capital em áreas como a restauração e bebidas.
O presidente da câmara, António Costa, e a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, assinaram ontem o protocolo para a criação do Balcão de Negócio, inserido no SimpLIS 2010. Este projecto visa concentrar na Loja da Empresa da Câmara Municipal todo o processo burocrático para abertura de uma empresa.
Outro dos objectivos é "reduzir o tempo de resposta e melhorar o atendimento", alertou Graça Fonseca, vereadora da Modernização Administrativa, que admite alargar o programa a mais actividades empresariais. António Costa defendeu a necessidade de tornar Lisboa "uma cidade amiga das empresas, de forma a torná-la "mais atractiva".
"CORREIO DA MANHÃ"

Carros da Google recolhiam acidentalmente informação de ligações wireless
A Google já admitiu que esta foi uma grande falha de privacidade. Os carros que circulavam por cidades de mais de 30 países para construírem mapas com imagens detalhadas das ruas (um serviço chamado Street View) também recolhiam, segundo a empresa por engano, informação das redes sem fios de ligação à Internet.
Os carros armazenavam amostras dos dados que circulavam nas redes a que se iam ligando enquanto percorriam as ruas. Estas amostras podem incluir vários tipos de informação pessoal relativa à actividade do cibernauta.
Entre a informação recolhida estava também o nome da rede (que é definido por quem a instala) e o chamado endereço MAC do router – o router é o dispositivo que permite a criação da rede e o endereço MAC é um conjunto de números e letras que identificam este dispositivo de forma única.
"PÚBLICO"

Portugal 9.º na Taça do Mundo de marcha
A selecção portuguesa foi hoje nona na prova dos 50 km da Taça do Mundo de marcha, que se está a realizar em Chihuahua, no México.
A equipa lusa, formada por Dionísio Ventura (31.º), Jorge Costa (34.º) e Luís Gil (35.º), somou 100 pontos. A vitória coletiva pertenceu à China, com 21 pontos, menos um do que o México.
Individualmente, a prova foi ganha por Matej Toth, em 3:53.30 horas. O atleta eslovaco seguia em quarto lugar aos 45 km de prova, a 2.06 minutos do mexicano Nava Horácio, mas, com um final muito forte, acabou por triunfar com 46 segundos de vantagem. O australiano Jared Tallent, o principal favorito, foi terceiro, com 3:54.55 horas.
Ventura gastou 4:15.17, Jorge Costa, o mais velho participante (49 anos), 4:17.19 e Gil 4:17.47. Concluíram a prova 50 dos 58 participantes.
Esta Taça do Mundo está a ser realizada a 1400 metros de altitude, prosseguindo na próxima madrugada em Portugal com a prova dos 20 km femininos e 20 km masculinos.
"RECORD"

O aumento do preço da água "é inevitável"
A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, afirmou hoje em Oliveira do Hospital que "o preço da água ao consumidor vai ter que subir", um aumento que considera "inevitável e necessário".
Dulce Pássaro encerrou a quarta edição da Conferencia "Aquanostra - Água e Ambiente uma Cumplicidade Conveniente", promovida pelos Clubes Rotários da Beira Serra que decorreu hoje em Oliveira do Hospital.
A ministra do Ambiente referiu que, "perante a lei, os municípios podem sempre subsidiar o preço da água", sendo que a Constituição da República assim o determina, mas considera que "esta não será uma boa prática".
"Este é um tema muito polémico", disse a ministra, adiantando que a Entidade Reguladora das Águas e Resíduos "já fez uma recomendação para calcular o preço com base num modelo único".
"EXPRESSO"

Sem comentários: