01/11/2009

MARIANA DE ÁUSTRIA

Maria Ana da Áustria

Mariana de Áustria (23 de dezembro de 1634, Viena, Áustria16 de maio de 1696,Madrid, Espanha), rainha consorte de Espanha de 1649 a 1665 como segunda esposa de Felipe IV e regente de 1665 a 1675 como mãe de Carlos II.

Biografia

Mariana era filha do Imperador Fernando III de Áustria e da infanta Maria Ana de Espanha (Irmã de Felipe IV). Desde pequena estava comprometida com seu primo Baltasar Carlos, Príncipe das Astúrias, mas ao morrer inesperadamente este jovem em 1646, o rei Felipe IV de Espanha, viúvo após a morte de sua primeira esposa, Isabel de Bourbon, se ofereceu como noivo da jovem arquiduquesa austríaca.

O casamento aconteceu em 7 de outubro de 1649 em Madrid.Desta união nasceram vários filhos, mas apenas dois alcançaram a idade adulta: a Infanta Margarida Teresa, posteriormente Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico por seu matrimônio com o Imperador Leopoldo I em 1666; e o futuro rei Carlos II de Espanha.

Ao falecer seu marido em 1665 Mariana se converteu em regente do reino durante a minoridade de seu filho Carlos.A figura mais influente em seu governo foi seu confessor, o padre Juan Everardo Nithard, que encontrou forte oposição em D. João José de Áustria, único filho ilegitimo reconhecido por Felipe IV e inimigo declarado de Mariana, pois esta lhe era antipática. D.João José liderou contra a rainha Mariana a oposição de 1665 a 1677 e conseguiu expulsar o seu favorito, o padre Juan Everardo Nithard, da corte. Por sete anos haveria dois centros políticos distintos, quase duas cortes, a madrilena, onde a Rainha e seu novo valido Fernando de Valenzuela imperavam, e a de Saragoça, onde D. Juan José se preparava para ocupar o governo.

Em 1668 assinou o Tratado de Lisboa que pôs fim à Guerra da Restauração com Portugal que já durava há 28 anos e que desgastava os dois países Ibéricos, e engajou a Espanha na guerra de Devolução (1667-1668) contra Luís XIV de França. Mariana morreu de câncer no peito em 16 de maio de 1696.

Filhos

Do seu casamento com Felipe IV de Espanha nasceram os seguintes filhos:

Sem comentários: