08/05/2022


157-FUTURANDO
4-"Conheça projetos de mobilidade
para as metrópoles do futuro"


1.10 Superpopulação: o crescimento populacional é mesmo um problema? Em 1968, o livro “A bomba populacional” alertava que, se a população continuasse crescendo, teríamos muitos problemas sociais, entre eles a fome. Mas durante anos foi considerado apenas o número de pessoas. Hoje já se sabe que o problema é mais complexo do que isso, como você vai entender no vídeo do Futurando.

09.10 O que esperar das cidades do futuro? - É pouco provável que as pessoas abandonem de forma massiva as cidades no futuro. Pelo contrário. Vai ter mais gente em busca dos centros urbanos, que vão precisar mudar para atender às exigências das circunstâncias. Por exemplo, as metrópoles vão ter que planejar melhor a mobilidade.

14.19 Projeto de mobilidade urbana em Belo Horizonte já colhe frutos - Um projeto de mobilidade urbana em Belo Horizonte criou, além de mais ciclovias, um espaço de convivência para os moradores. O projeto foi colocado em prática por voluntários, e envolveu desde o início a comunidade. Um exemplo simples e barato de como melhorar a qualidade de vida e aumentar a segurança no trânsito em metrópoles dominadas por carros.

20.47 O Futurando conversou com a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Trevisan, que detalhou os planos da cidade a partir da iniciativa. Também ouvimos o especialista em mobilidade Rafael Milani, que destacou a importância de medidas simbólicas e pontuais, porém, que é necessário um trabalho mais profundo para mudanças de fato significativas no comportamento da população – e na malha viária das cidades.

FONTE:DW Brasil

Sem comentários: