16/01/2022


.
146-FUTURANDO
Humano e máquina: como
exoesqueletos ajudariam nossa rotina/1


 
01:05 Para que serviria um exoesqueleto no quotidiano - Exoesqueletos foram desenvolvidos originalmente para uso militar e médico. Mas hoje eles são usados como apoio em profissões braçais, como a de pintor, ou na hora de carregar objetos pesados. A promessa dos cientistas é que com esses sistemas o corpo não vai ficar sobrecarregado, principalmente braços, costas e ombros. Mas será que eles funcionam mesmo?

07:28 Como a Suíça ensina noções de programação para crianças - É comum os meninos receberem computadores de presente antes das meninas. E, se depender da família, são eles que também acabam compondo a maioria dos alunos matriculados nas classes de informática. Essa pelo menos é uma realidade na Suíça, que profissionais da educação querem mudar. Para isso, eles contam com a ajuda de uma abelha robô.

11:45 Economia circular permite agricultura no deserto - Plantar no deserto, numa terra seca e estéril, parece impossível, mas um agricultor peruano provou o contrário. Plantou 30 quilômetros quadrados com pés de tangerina numa área de deserto. Esse plano só deu certo graças à economia circular.

18:04 Geleiras artificiais levam água para regiões secas - Geleira artificial em forma de stupa para amenizar a crise de água potável em regiões secas na Índia. Essa foi a ideia de um engenheiro indiano. E está dando certo. As stupas de gelo armazenam um grande volume de água e tem uma superfície pequena, assim os agricultores têm água mesmo em meses de seca.

22:02 Por que o estudo de geleiras nos alpes tem relevância global - As geleiras do Ródano, na Suíça, deslizam cerca de 200 metros por ano. Cientistas querem agora entender melhor esse processo. Esse conhecimento pode dar pistas sobre o comportamento das geleiras em geral e se elas vão ou não aumentar o nível do mar.


FONTE:DW Brasil

Sem comentários: