15/11/2021

.
2885
Senso d'hoje
TXAI SURUI
ÍNDIA BRASILEIRA
 ESTUDANTE DE DIREITO
O DISCURSO NA COP26 QUE NÃO AGRADOU A JAIR BOLSONARO


Aos 24 anos, a indígena Txai Suruí atraiu os holofotes do mundo ao discursar na abertura da COP26, a Conferência do Clima das Nações Unidas. 
Sua fala atraiu críticas do presidente Jair Bolsonaro – quem, sem citá-la nominalmente, disse que ela foi à COP para "atacar o Brasil". 
O presidente não foi à conferência, realizada em Glasgow. 
"Depois do meu discurso, o presidente Jair Bolsonaro ele me atacou né? Dizendo que eu vim aqui atacar o Brasil", disse Txai Suruí à repórter Nathalia Passarinho, nossa enviada à Escócia. 
"Mas na verdade eu só vim trazer a realidade dos povos indígenas. E depois desse pronunciamento dele, eu venho recebendo muitas mensagens racistas, misóginas, mensagens de ódio nas minhas redes sociais, fake News, querendo descredibilizar o meu discurso, a minha pessoa. Sendo que eu estou para uma luta que não é só minha", completou. 
Txai é da etnia paiter-suruí. Seu pai, Almir Suruí, é uma das lideranças indígenas mais conhecidas do país e duro crítico do governo Jair Bolsonaro. Sua mãe, Ivaneide, também é ativista. 
A jovem é a primeira de seu povo a cursar Direito, e está no último semestre do curso. Ela criou o Movimento da Juventude Indígena de Rondônia no início de 2021. A organização já tem aproximadamente 1,7 mil filiados. 

FONTE:  BBC News Brasil

Mundo precisa ouvir o que
povos indígenas têm a dizer


FONTE:  CNN Brasil
.

Sem comentários: