19/12/2021



142-FUTURANDO
Como uma cientista brasileira trans
se tornou professora nos EUA/1


01:05 Cientista e trans: "Essas duas palavras não andavam juntas" - Cosmóloga e professora universitária nos Estados Unidos, Vivian Miranda relata desafios na trajetória para se tornar cientista: "Acreditei que teria que escolher um caminho e não ser as duas coisas."

13:24 A corrida pela mineração de asteroides - A mineração de metais como ouro, prata e platina destrói ecossistemas inteiros, comunidades e causa muito sofrimento. Mas isso pode mudar com a mineração espacial, mais precisamente de asteroides.

21:16 Um asteroide pode se chocar com a Terra? - Em 2013, um asteroide explodiu sobre a cidade russa de Tscheljabinsk, deixando muitas pessoas feridas e causando danos à infraestrutura da cidade. Asteroides que passam próximos a Terra geralmente são monitorados. Mas há um ponto cego.

24:04 Por que a extinção dos dinossauros é atribuída a um asteroide? - Os dinossauros foram extintos após um asteroide colidir com a Terra, correto? Sim, embora por muito tempo tenhamos acreditado que a morte em massa dos animais tivesse sido consequência de atividade vulcânica. Não foi, e estudos mais recentes vão além.


FONTE: DW Brasil

Sem comentários: