14/11/2021


2884
Senso d'hoje
ALINE  FRAZÃO
MÚSICA, COMPOSITORA, CANTORA 
CIDADÃ ANGOLANA
"Não Grites, Olha os Vizinhos!"**
""Angola é um país muito difícil 
de as coisas mudarem"



Os homens dizem sem problema: “Sou músico.” Mas quando vai preencher um formulário onde lhe é pedida a profissão, Aline Frazão, sente no mínimo alguma estranheza em responder: “Sou música.” 

Por norma dizem que é “cantora”, mas essa é apenas uma parte da sua actividade. A conversa com a produtora musical, cantora, autora, compositora, letrista, orquestradora, instrumentista e, também, “música”, começou por aí, pela linguagem, e pela maneira como ela tanto pode incluir como excluir. Angolana, mas sempre com um pé em Lisboa, está por Portugal a registar novo álbum, que sairá no próximo ano. 

A conversa – que transmitimos no dia em que Angola celebra 46 anos de independência – foi também aí, mas parou noutros apeadeiros, como os movimentos feministas em Angola, a forma como foi vivida a pandemia em Luanda, o que já foi feito e o que falta cumprir pelo governo angolano, a redescoberta feliz de Lisboa, a banda-sonora de um filme, ou a participação actual, e inesperada, num espectáculo teatral do criador italiano Pippo Delbono.


**Rubrica do "PÚBLICO"
*** Entrevista de Vítor Belanciano


FONTE:PÚBLICO
.

Sem comentários: