27/10/2021

 .

1-Uмα ɗαѕ мαιѕ вєƖαѕ є мαιѕ ɗєтαƖнαɗαѕ

мαqυєтєѕ ɗє cσмвσισѕ єм єѕcαƖα HO



* Onde pode encontrar um modelo ferroviário alemão com comboios prototípicos, com uma catenária funcional e com sinais ferroviários correctos? Não na Alemanha! Encontrará isso no maravilhoso modelo ferroviário de Cristóbal Miranda construído em escala HO - localizado em Santiago do Chile na América do Sul. 

 Este belo modelo de caminho-de-ferro é chamado “Estação Central de Neupreussen”. Cristóbal e os seus amigos da Alemanha construíram este modelo de caminho-de-ferro com dimensões de 2,60 x 1,95 metros, que representa uma paisagem alemã perto da fronteira da Áustria e da República Checa. O nome “Neupreussen” deriva do edifício da estação principal, que foi construído em estilo prussiano. 
 
A via utilizada na maquete ferroviária é feita pela Roco, Peco, Atlas e Piko (Código 100). Os comboios-modelo são controlados pelo sistema digital “Roco Z 21”. Além disso, existem descodificadores especiais feitos pela Zimo, ESU, Uhlenbrock e Kuehn. A maquete de comboios é controlada por microcomputadores Arduino. Estes computadores tratam do controlo do tráfego: São utilizados como caixa de sinais, como controlador de comutação e como detector de ocupação de via. 
 
A maquete tem uma grande estação principal com cinco vias para comboios de passageiros e três vias para comboios de mercadorias. Há também uma pequena estação de triagem e um depósito de locomotivas - mas ambas estão actualmente em construção. A via férrea é electrificada com uma catenária original alemã, de modo a que as locomotivas eléctricas possam circular com os pantógrafos levantados. 
 
Os edifícios são feitos por Auhagen, Kibri, Vollmer e Faller. Há mais duas estações no modelo de comboio: “Blumenfeld” e “Flughafen” (Aeroporto) onde chegam e partem comboios regionais, comboios locais e comboios pendulares. A estação do aeroporto é construída no subsolo. 

 No mundo em miniatura de Neupreussen, existem comboios expressos alemães populares, por exemplo Eurocity e Intercity. Devido à proximidade fictícia da fronteira checa e austríaca, vemos também comboios dos caminhos-de-ferro federais austríacos (ÖBB) e dos caminhos-de-ferro checos (České Dráhy). Finalmente, vemos uma mistura de comboios regionais alemães, comboios de carga austríacos e comboios expresso checos.

FONTE:  PILENTUM

** Fascinam-nos maquetes plenas de "vida". Seja sensível a esta obra de arte que iremos editar em quatro quartas-feiras seguidas a partir de hoje e à mesma hora.

.

Sem comentários: