18/04/2021


107-FUTURANDO

O Brasil em colapso: chegamos
ao pior momento da pandemia?


01:03 Hospitais em colapso, recorde no número de mortes por covid-19, vacinação em ritmo lento: o Brasil vive o pior momento da pandemia? Esta edição do Futurando se dedica a reflectir sobre o que nos fez chegar a esse ponto dramático e as chances de evitar uma tragédia ainda maior. Conversamos com o médico e neurocientista Miguel Nicolelis, reconhecido internacionalmente pelo pioneirismo no estudo da interacção cérebro-máquina.

08:53 O avanço das variantes tem feito com que as contaminações avancem e cada vez mais jovens têm sido internados por complicações da covid-19. E os jovens, aliás, também não saem ilesos das consequências psíquicas do isolamento social. Vamos mostrar que um hospital na Bélgica já nem tem mais vagas para internar adolescentes. Todos com algum tipo de sofrimento mental.

12:21 Uma das medidas para mitigar a proliferação do Sars-Cov-2 é a testagem massiva de pessoas. Na África, por exemplo, uma das ferramentas é o chamado pool testing.

18:09 A Universidade Estadual Paulista (Unesp) também anunciou que está fazendo o pool testing com amostras de saliva. O Futurando entrevistou a professora do departamento de bioprocessos e biotecnologia, Rejane Grotto.



FONTE:DW Brasil

Sem comentários: