17/07/2020

.

HOJE  NA
"EXAME INFORMÁTICA"
Maria Carmo-Fonseca é a primeira cientista portuguesa à frente
 da RNA Society

A presidente do Instituto de Medicina Molecular foi eleita para a presidência da sociedade científica internacional, que promove o estudo desta molécula, cada vez mais importante na Medicina

Praticamente desde o início da sua carreira científica que Maria Carmo-Fonseca faz parte da RNA Society, sociedade científica internacional que junta estudiosos da molécula essencial à expressão dos genes, RNA. Eleita presidente para o biénio 2021-2022, a cientista é a primeira portuguesa à frente desta organização internacional.
.
Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e presidente do Instituto de Medicina Molecular, o seu grupo de investigação estuda as vias moleculares e os mecanismos que envolvem o RNA na saúde e nas doenças humanas.

Nos últimos tempos temos ouvido falar mais desta molécula à conta da Covid, uma vez que uma das vacinas em teste, a da empresa Moderna, se baseia precisamente na manipulação do Ácido Ribonucleico. Já existem também dois medicamentos baseados neste tipo de tratamentos, designados como terapias de RNA, aprovados a nível mundial: um para a atrofia muscular espinal e outro para a paramiloidose familiar, conhecida em Portugal como doença dos pezinhos.

Da RNA Society, que promove a disseminação e partilha de resultados experimentais e conceitos emergentes na investigação do ácido ribonucleico (RNA), fazem parte mais de 1800 cientistas de todo o mundo, alguns deles laureados com o Prémio Nobel. “Somos na essência uma comunidade de cientistas apaixonados por entender melhor o fascinante mundo da biologia do RNA”, resume a cientista.

* Excelente representante da inteligência portuguesa e no feminino, valentaça!

.

Sem comentários: