03/03/2020

.
HOJE  NO 
"i"
Portugal é um dos países a falhar 
metas para proteger oceanos

A União Europeia vai falhar as metas previstas para 2020, segundo estudo da associação ambientalista WWF.

O último relatório da associação ambientalista WWF, divulgado esta terça-feira, refere que a União Europeia vai falhar as metas de desenvolvimento sustentável a nível da proteção dos oceanos. E Portugal é um dos países que vão falhar alguns pontos definidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável este ano.
 .
Em Portugal, foram registadas falhas no ordenamento do espaço marítimo nacional “por falta de inclusão dos Açores”, lê-se no documento. Os Açores serão incluídos no futuro, mas “sem uma nova avaliação ambiental estratégica”.

Além disso, o país ainda não reduziu o número de subsídios à pesca que contribuem para a pesca ilegal que, segundo a WWF, é “tanto maior quanto maior for o valor económico das espécies capturadas”.  Em 2009, “apenas 15% de 142 milhões de euros dos subsídios para a pesca em Portugal foram considerados benéficos”.

Um dos objetivos a nível europeu é atingir os 10% de áreas marinhas protegidas – meta que Portugal também ainda não atingiu, já que tem apenas 7% de área protegida e “a maioria destas zonas não têm gestão nem monitorização efetivas, nem capacidade humana e financeira”.

Para a associação ambientalista, os Estados Membros da União Europeia estão “a falhar os objetivos para a conservação da biodiversidade, ecossistemas marinhos saudáveis, e pescas sustentáveis e responsáveis”, acrescentando que “a reintrodução de subsídios de pesca prejudiciais e a continuação da sobrepesca indicam lacunas graves no cumprimento da legislação europeia existente”.

Uma das recomendações feitas à União Europeia é que seja implementado “totalmente” o Regulamento da Pesca Ilegal, aplicando “sanções às embarcações não conformes, de forma a dissuadir essas atividades e ajudar a compensar os danos causados aos ecossistemas marinhos, bem como às comunidades”, refere a WWF.

* Apesar de sermos portugueses e gostarmos muito deste país também sabemos que Portugal se trata mal.

.

Sem comentários: