26/03/2020

.
HOJE NO 
"O JORNAL ECONÓMICO"
Covid-19: 
Microestados europeus são os que
 têm mais casos por habitante 
e Suíça ultrapassa Itália

Peso dos infetados no total da população é especialmente elevado em São Marino, Vaticano, Ilhas Faroé, Andorra, Islândia, Luxemburgo e Liechtenstein. Nesta quarta-feira Portugal era o 24.º país com mais diagnosticados por milhão de habitantes e o 15.º país com maior número de mortes em relação ao número de habitantes.

Os sete países com maior número de casos de doentes de Covid-19 per capita têm o comum o facto de serem microestados europeus com dezenas ou centenas de milhares de habitantes. E o mais atingido, com uma média de 5.511 infetados por milhão de habitantes (ainda que tenha pouco mais de 33 mil, 208 dos quais diagnosticados com a doença que está a paralisar o mundo), é São Marino, um pequeno enclave rodeado de Itália por todos os lados que é a república constitucional mais antiga do Mundo. E também o único país que supera o seu martirizado vizinho no que toca a vítimas mortais da pandemia por milhão de habitantes, com 619 (relativos a 21 óbitos), valor quase cinco vezes mais grave do que a média de 124 em Itália.
.
Tal como São Marino, também o segundo país com mais infetados com o coronavírus per capita é um enclave no território italiano, ainda mais pequeno em dimensão e população: o Estado do Vaticano tem apenas quatro casos (e nenhuma vítima mortal), mas isso chega para que ascendam a 4.994 por milhão de habitantes. Seguem-se as Ilhas Faroé, com um valor de 2.701 (e 132 infetados), Andorra (2.433), Islândia (2.160), Luxemburgo (2.129) e Liechtenstein (1.338).

No que toca aos principais países assolados pela Covid-19 com mais do que um milhão de habitantes sobressai a Suíça, com a maior percentagem de infetados no total da população (1.259 casos por cada milhão, e um total de 10.897 diagnosticados), ultrapassando a Itália, cujos 74.386 doentes com Covid-19 – o que deverá levar a que supere a China como o país com maior número de infetados nos próximos dias, depois de a ter ultrapassado em número de mortes – resultam num valor de 1.230 casos por milhão de habitantes. Logo a seguir, na décima posição, encontra-se Espanha, com 1.059 casos por milhão de habitantes.

Segundo os dados oficiais às 22h00 desta quarta-feira, permanentemente atualizados pelo site Worldometer, Portugal era o 24.º país do mundo com maior proporção de infetados no total da população, pois os 2.995 casos confirmados traduziam-se em 294 por milhão de habitantes, acima dos 195 por milhão dos Estados Unidos e dos 56 por milhão da China.

Itália e Espanha destacam-se nas mortes
Com São Marino também muito destacado nas mortes causadas pela Covid-19 (619 óbitos por milhão de habitantes), Itália e Espanha são os outros dois países onde a pandemia está a ter um impacto mais dramático, com 124 e 78 óbitos por milhão de habitantes, refletindo o elevadíssimo número de mortes nos últimos dias, que elevou para 7.503 italianos e 3.647 espanhóis as vítimas da pandemia até quarta-feira.

Logo atrás vem o Irão (25 mortes por milhão de habitantes), que foi um dos primeiros países a serem afetados pelo coronavírus, a Holanda (21), a França (20), a Suíça (18) e a Bélgica (15), sendo esse o mesmo valor atingido pelas Ilhas Caimão, onde já morreram oito doentes.

Por seu lado, Portugal é o 15.º país do mundo com maior número de mortes causadas pela Covid-19, com quatro óbitos por milhão de habitantes, acima dos três por milhão dos Estados Unidos e dos dois por milhão da China.

* Estatísticas bem feitas mas muito nos espanta que o poder divino judaico-cristão que accionou chuvas diluvianas onde afogou crianças inocentes filhas de pais certamente pecadores, lançou uma peste mortífera sobre os primogénitos do Egipto onde exterminou crianças de tenra idade, separou as águas do mar Vermelho entre outra enormidades,  não seja capaz de impedir a entrada do bicharoco no antro do Vaticano.

.

Sem comentários: