Patricia Lins e Silva
Escolas do século XXI
Há 30 anos à frente de uma instituição de ensino de vanguarda carioca, a pedagoga, filósofa, cientista social, bióloga e bacharel em Letras Patrícia Lins e Silva não se cansa de aprender. Mas a escola que conhecemos hoje - igual à do século XIX, aliás - é, segundo ela, letra morta.;
Os impactos do avanço tecnológico nos próximos 30 anos serão ainda mais radicais e, portanto, o desafio de gerações de nativos digitais, ou F5 (Full Time, Feed, Foco, Filtro e Flexibilidade), é conjugar o verbo aprender num tempo em que o conhecimento não será medido pelo volume de informações acumuladas, mas pela capacidade de inovar para realizar.
A nova “prova dos nove”, digamos assim, é outra: saber solucionar problemas complexos, de forma criativa e multidisciplinar. Conteúdos estratégicos para o futuro são chave para a alfabetização científica, mas duas matérias devem permanecer obrigatórias: a ética e a lógica. “O pensamento matemático nos ensina a recortar os problemas, de forma que crianças e jovens se tornem capazes de resolvê-los por partes”, diz.
Patrícia Konder Lins e Silva nasceu no fim da segunda guerra mundial, numa casa efervescente de ideais pacifistas. Aprendeu cedo que o maior divertimento é o conhecimento.
Faz parte da geração que, no século XX, sonhou em transformar o mundo num lugar justo, onde ninguém seria oprimido, nem passaria fome e sede, e nem careceria de afeto. Curiosa, cursou cinco faculdades: Ciências Sociais, Biologia, Letras, Filosofia e Pedagogia. Atribui o único diploma em Pedagogia à realização do desejo de estudar assuntos de todas as áreas. Marcada pelas utopias durante os anos de formação, assiste com interesse e entusiasmo ao desenvolvimento das tecnologias digitais.
Com três filhos e três netos tem motivos de sobra para (pre)ocupar-se com a preparação das gerações mais jovens para uma nova era, para um mundo transformado radicalmente. Há 30 anos se dedica à Escola Parque, que considera o lugar mais gratificante do mundo, onde realizou muito do que pensa sobre educação.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário