09/02/2020


.
45-FUTURANDO
Cérebro e intestino



01:08 O tipo de bactéria presente na flora intestinal define se a pessoa vai manter com facilidade um corpo magro ou vai acabar engordando rápido. Ou ainda se vai ter oscilações de humor e comportamento. É uma informação que a ciência já tem há alguns anos. No Futurando desta semana vamos discutir pesquisas que tentam verificar os mecanismos de comunicação entre intestino e cérebro. O objectivo é, quem sabe, influenciar o processo de absorção de calorias e seus efeitos na nossa saúde. 

08:00 O programa traz ainda uma reportagem sobre os riscos do consumo de álcool durante a gestação. Os bebês podem desenvolver a chamada síndrome alcoólica fetal, um transtorno que exige cuidado redobrado dos pais e impõe desafios diários à criança. O Futurando vai alertar quem pensa que uma taça de vinho não faz tão mal. A quantidade ideal simplesmente não existe.

13:00 Você tem problemas para digerir pão? Fica com muitos gases, por exemplo? O problema pode estar na quebra de determinadas moléculas contidas no produto, principalmente o industrializado. O processo chamado de "slow baking” aponta uma alternativa à produção rápida da indústria. Uma técnica de panificação que torna o produto final mais digerível.

17:40 Por falar em dificuldade de digestão, o Futurando apresenta uma saída para quem não consegue mastigar alimentos direito. Idosos, por exemplo. Com o auxílio de enzimas é possível fabricar comidas com características e aparência similares às originais, porém, com uma textura diferente, mais pastosa. Ou seja, de fácil mastigação. Você vai saber como funciona a técnica no Futurando. 


FONTE: DW Brasil

Sem comentários: