23/02/2020

.

47-FUTURANDO
Recuo do mar morto



01:05 Recuo do Mar Morto produz crateras com mais de 30 metros. O Futurando desta semana destaca a gravidade do recuo das águas do Mar Morto, que vem diminuindo de volume desde a década de 1980. O enorme lago salgado entre Israel e a Jordânia não é mais o mesmo. Algumas áreas nas margens parecem ter sofrido um bombardeiro, tamanho o número de crateras que não param de aparecer. Já são mais de seis mil.

07:27 O que tornam grãos ancestrais um superalimento. Vamos discutir também o retorno de antigos cereais à nossa dieta. Quinoa e amaranto estão ganhando cada vez mais adeptos e a ciência dá razão a essas pessoas. As sementes de origem milenar fornecem ao organismo vitaminas e minerais em quantidades maiores que as de outros tipos de trigo. Acompanhamos um chefe de cozinha na preparação de receitas com os dois ingredientes e um terceiro que você fica sabendo no programa.

14:04 As possibilidades da edição de DNA. Ainda no tema saúde, a ciência segue na busca por tratamentos mais eficientes para quem sofre de alguma imunodeficiência. A chave para que as pesquisas na área avancem é uma tesoura molecular batizada de CRISPR-Cas. O editor de genes foi descoberto pela pesquisadora francesa Emmanuelle Charpentier. Ela identificou que bactérias, por meio da edição genética, se defendem contra vírus.

18:53 A genética pode influenciar um ato criminoso? Por falar em genética, será que a tendência a cometer um crime tem a ver com o genoma que o indivíduo carrega? Existe sim a possibilidade de que alguém, por exemplo, com níveis baixos de serotonina no cérebro possa ter um comportamento mais violento. Mas a biologia não é o único fator decisivo. Experiências ruins, negligência familiar, abuso e maus tratos na infância contribuem da mesma forma. O medo também desperta a violência.



FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários: