21/01/2020

.
HOJE  NO 
"O JORNAL ECONÓMICO"
Greta Thunberg em Davos: 
“Ciência e voz dos jovens precisam
 de ser o centro da conversa”

A ativista participa no Fórum Económico Mundial que decorre entre os dias 21 e 24 de janeiro na cidade de Davos, na Suíça: “Eu não sou uma pessoa que pode reclamar por não ter sido ouvida”, admitiu a jovem sueca.

A jovem sueca Greta Thunberg deixou um apelo aos líderes mundiais para ouçam os jovens ativistas. A ativista participou esta terça-feira no Forum Económico Mundial, que decorre entre os dias 21 e 24 de janeiro na cidade de Davos, na Suíça e inspirou uma nova geração de ambientalistas a participarem no evento este ano.
.
“A ciência e a voz dos jovens não são o centro da conversa, mas precisam ser”, afirmou Greta Thunberg, acrescentando que “não sou uma pessoa que pode reclamar por não ter sido ouvida”.

Vários jovens ativistas viajaram para a estância de esqui de Davos este ano, seguindo os passos de Greta Thunberg. Entre os ‘heróis do clima’ estão o cientista adolescente irlandês Fionn Ferreira, que criou uma solução para impedir que os microplásticos cheguem aos oceanos.

Entre outros jovens ativistas encontram-se a sul-africana Ayakha Melithafa de 17 anos, e a canadiana Autum Peltier, que defende a conservação da água desde os 8 anos de idade. “Trata-se de nós e das gerações futuras e daqueles que foram afetados hoje”, salientou Greta Thunberg. “Precisamos de trazer a ciência para a conversa”, frisou a ativista.

* Torna-se necessário respeitar estes miúdos activistas que já fizeram mais pela Terra que todos os que os criticam. Lembramo-nos das palavras do professor Pacheco Pereira que critica a manipulação mediática sobre Greta Thunberg e não as suas acções em defesa do ambiente.

.

Sem comentários: