30/12/2019

.
HOJE  NO 
"A BOLA"
O jovem que disse não ao milhão de euros

Remco Evenepoel, jovem corredor de 19 anos que representa a equipa Deceuninck-Quick Step, foi eleito o desportista de 2019 na Bélgica, com a ginasta Nina Derwael, bicampeã do mundo de barras assimétricas, a receber o correspondente troféu feminino.
 .
Futebolista frustrado - passou pelas camadas jovens do Anderlecht e PSV Eindhoven e chegou a jogar nas seleções de futebol belgas de sub-15 e sub-16, até uma série de percalços ou demasiado tempo no banco o fazerem pendurar as chuteiras e apostar no ciclismo - o jovem corredor nascido em Aalst foi ainda consagrado como o melhor ciclista, recebendo o Troféu Velo de Cristal, ao somar 678 pontos, seguido de Philippe Gilbert, com 538, e de Wout Van Aert, com  512 pontos.

«Ao contrário do que é habitual, desta vez estou sem palavras. O ano passado fui a promessa, desta vez o Desportista do Ano. Esta distinção motiva-me ainda mais para o futuro, deixando-me nervoso e com maiores responsabilidades», afirmou Evenepoel, já a pensar na nova época. «No próximo ano tenho quatro objetivos: Liége-Bastogne-Liége, contrarrelógio dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Campeonato do Mundo e Tour da Lombardia.»

Evenepoel já ganhou, este ano, a Volta à Bélgica, Clássica de San Sebastian, Campeonato da Europa de contrarrelógio e foi segundo na mesma especialidade nos mundiais. Mas apesar do promissor futuro, certo é que recusou oferta faraónica de… um milhão de euros! «O dinheiro não é a razão pela qual eu decidi praticar desporto», apressa-se a justificar.

«Gosto do que faço e comecei a minha carreira profissional sem fazer solicitações salariais. No meu primeiro ano não me importava de correr de graça. Quando se começa a ter resultados, as discussões sobre o salário ocorrem espontaneamente. Mas o dinheiro não era a prioridade para me tornar profissional, caso contrário teria aceite uma proposta de um milhão de euros», alega, sem adiantar quem poderia ter feito tal proposta quando era júnior, embora tudo indique ter sido a Sky (agora Ineos) a equipa que tentou contratar o jovem belga, o qual acabaria, mais tarde, por ingressar na atual Deceuninck-Quick Step.

* Ricos miolos!

.

Sem comentários: