26/12/2019

.
HOJE NO 
"i"
Sindicato dos Enfermeiros reage a mensagem de Natal de António Costa

Segundo o sindicato, o Governo de António Costa não abriu “um único concurso para aumentar” o número de enfermeiros “nos cuidados de saúde primários”.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reagiu, esta quinta-feira, à mensagem de Natal deixada pelo primeiro-ministro este ano. Apesar de considerar que a mensagem “centrada no Serviço Nacional de Saúde” (SNS) é positiva, o sindicato afirmou, em comunicado, que o Governo Socialista e António Costa têm permitido que os enfermeiros “continuem a ter o salário inicial da carreira” ao fim de 18 anos de trabalho.
.
ÀS ORDENS DO BÁCULO
Segundo o sindicato, durante a última legislatura não foi aberto “um único concurso para aumentar” o número de enfermeiros “nos cuidados de saúde primários”. A nota acrescenta ainda que “milhares de enfermeiros especialistas continuam impedidos de transitar para a respetiva categoria.

A nota trata ainda da insuficiência de incentivos para os enfermeiros que prestam cuidados de saúde ao domicílio – no âmbito das Unidades de Cuidados na Comunidade – e de o Governo “privilegiar” as unidades de Saúde Familiar. O SEP sublinhou ainda que não haverá um SNS fortalecido que responda às necessidades dos utentes se não houver “participação ativa dos seus profissionais”.

A mensagem deixada por António Costa na noite de quarta-feira destaca a saúde, colocando-a em primeiro no que diz respeito a prioridades.


* A contestação do sindicato dos enfermeiros é mais que justa. O que mais estranhamos  é como o primeiro-ministro dum Estado laico profere uma mensagem de natal, por fundamentalmente o "natal" ser uma aberração da festa pagã do solstício de Dezembro. Sem dúvida que a igreja católica manda neste governo socialista, porque no PR já se sabe há muito.

.

Sem comentários: