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IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
11/11/19
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Integrar a sustentabilidade
nos portfólios leva
a melhores decisões
A incorporação de informações extra-financeiras na análise tradicional leva a melhores decisões financeiras.
Depois da Cúpula das Nações Unidas sobre o Clima, em setembro, é
impensável que a indústria financeira faça orelhas moucas à crescente
demanda social, que exige uma transformação definitiva do modelo
económico. O crescimento da população mundial, que atingirá 10 mil
milhões de pessoas em todo o mundo até 2050, o envelhecimento
demográfico e o aumento da urbanização são fenómenos inegáveis que
colocam a distribuição eficiente dos recursos do planeta, tal como a
conhecemos hoje, numa corda bamba.
Com o
aumento dos desafios sustentáveis na área de investimentos, pudemos
observar nos últimos 30 anos como o peso dos intangíveis (reputação,
marca, satisfação do cliente...) cresceu no valor de mercado das
empresas. Este tipo de ativo é difícil de capturar com a análise
financeira tradicional, além disso, fatores sociais, ambientais e de
"branding" vêm ganhando relevância nas decisões financeiras.
Na UBS AM, há 20 anos utilizamos fatores de sustentabilidade em nossa
análise, o que nos permitiu acumular experiências e nos coloca hoje em
uma posição de liderança diante dos desafios do planeta sob uma
perspetiva de investimento. Acreditamos que a incorporação de
informações extra-financeiras na análise tradicional leva a melhores
decisões financeiras e, em última análise, a melhores resultados.
Existem
várias abordagens para integrar a sustentabilidade nos portefólios. Em
nossa equipa de Global Sustainable Equities, por um lado, gerenciamos os
melhores portefólios da categoria, onde selecionamos empresas com um
perfil de sustentabilidade muito bom, e, por outro lado, também
gerenciamos fundos temáticos.
No primeiro caso, o gestor do fundo
constrói a sua carteira selecionando ações e utilizando informações
extra-financeiras na sua análise fundamental, escolhendo entre aquelas
empresas que têm um perfil de sustentabilidade melhor que os seus
concorrentes e um valor de mercado atrativo. Este processo de seleção é
apoiado por uma equipa de 30 analistas, dos quais 10 são especialistas
em ESG. Coletar informações ambientais, sociais e de governança
corporativa em nosso modelo proprietário de ESG, bem como dados de
fornecedores externos e indicadores ESG do mercado. A UBS AM tem um
histórico de 20 anos usando esta metodologia.
Um dos aspetos
mais importantes da inclusão de fatores materiais na análise qualitativa
das empresas é o contacto direto com as equipas de gestão das empresas
do "engagement". No UBS AM realizamos tantas reuniões quantas forem
necessárias para conhecer aspetos tão importantes como a cultura, a
reputação, etc. de uma empresa que, como dissemos acima, têm um impacto
total no valor de mercado. Com tudo isso, construímos uma carteira
diversificada de títulos e usamos uma ferramenta de gestão de risco.
Na
segunda abordagem de fundos temáticos, definimos um universo de
investimento baseado nas três megatendências globais: urbanização,
crescimento populacional e envelhecimento. Cada uma destas
megatendências oferece uma variedade de temas de investimento
sustentável a longo prazo; por exemplo, o envelhecimento da população
oferece alguns temas como doenças crónicas, planos de pensões,
obesidade, etc. Desta forma, selecionamos empresas de um universo de
investimento em que pelo menos 20% dos lucros destas empresas provêm de
alguns dos temas, embora, na realidade, a maioria das empresas sejam
"pure players". Em seguida, selecionamos as empresas com o melhor perfil
em termos de sustentabilidade e com o valor de mercado mais atrativo,
tal como fazemos na primeira abordagem. Dessa forma, obtemos uma
carteira de aproximadamente 60 ações, expostas a temas, que compõem o
fundo UBS Long Term Themes.
A nossa experiência ensinou-nos que o
investimento temático pode conduzir a uma experiência de investimento
algo desigual, apesar de investir em temas de longo prazo tão
inspiradores como as alterações climáticas, a robótica ou a água, onde o
universo de investimento é muito pequeno e o valor pode tornar-se
elevado. Por isso, construímos uma abordagem multitemática,
diversificada por região e setor, onde os clientes podem investir nesses
temas inspiradores, em empresas inovadoras que estão fornecendo
soluções para os desafios de longo prazo de crescimento populacional,
envelhecimento e urbanização, mas sempre com foco na valorização.
Vivemos
em tempos de mudança e estamos convencidos de que o desenvolvimento
tecnológico e a análise de dados, juntamente com uma maior sensibilidade
e consciência social em questões como a proteção do ambiente, as
condições de trabalho e a proteção do ambiente, são a chave do nosso
sucesso.
IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
11/11/19
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