17/11/2019



33-FUTURANDO
O sol e a pele



Você sabia que ficar no sol pode nos proteger contra o câncer de pele, embora normalmente seja dito o contrário? Você vai conhecer no Futurando desta semana a pesquisa e o pesquisador por trás dessa afirmação. O fato é que o sol pode ter um efeito benéfico para a saúde de maneira geral. Por quê? O motivo principal está relacionado à produção de vitamina D.

Aliás, um mito que você deve ter escutado em algum momento da sua vida é que sem sol, ou com muito pouco sol, nosso corpo não produz a vitamina D. A verdade é que 15 minutos diários de exposição aos raios ultravioleta bastam para suprir as necessidades da vitamina. Ou seja, só devemos recorrer à suplementação quando as condições forem extremas. Veja no programa mais sobre a vitamina D.

Tomar sol é saudável, mantém os níveis de vitamina D em dia, mas e quem se excede? É aquela velha história. A diferença entre o que cura e o que envenena está na dose, no equilíbrio. Todo mundo tem uma quantidade máxima de sol que pode pegar. E quando ultrapassamos esse limite podem surgir alguns tipos de câncer de pele, como o carcinoma basocelular, ou o carcinoma espinocelular. Mais sobre o tema neste Futurando.

FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários: