23/10/2019

.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Cavaco no Japão sugere ao Imperador que traga a nova Imperatriz a Portugal

Ex-Presidente da República representou o país na entronização do Imperador Naruhito, do Japão, a pedido de Marcelo e do Governo português. Cerimónias contaram com convidados de mais de 160 países.

A conversa não terá sido longa, decorreu apenas durante os momentos de apresentação de cumprimentos, mas Cavaco Silva aproveitou a curta troca de palavras para sugerir ao Imperador Naruhito do Japão uma nova visita a Portugal. E, desta vez, acompanhado da Imperatriz Masako.
.
O ex-Presidente da República representou Portugal a pedido de Marcelo Rebelo de Sousa e do Governo nas cerimónias de entronização, no Palácio Imperial em Tóquio, que esta terça-feira contaram com cerca de 2500 convidados, entre representantes de 160 delegações estrangeiras, 65 chefes de Estado e várias dezenas de chefes de Governo. Naruhito, o novo soberano, tem 59 anos e tornou-se no 126.º imperador do Japão, em maio, quando o pai Akihito abdicou – uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.

Ao que o Observador apurou, durante a apresentação de cumprimentos ao casal imperial, Cavaco Silva falou das relações históricas entre Portugal e o Japão e das trocas comerciais entre os dois países. Aproveitou ainda para recordar a visita que Naruhito fez a Portugal em 2004, onde passou por Lisboa, Sintra, Coimbra e Porto, e sugeriu que repetisse a viagem para mostrar o país à Imperatriz Masako.

Uma breve conversa que antecedeu o Banquete Imperial servido à noite a 350 convidados, representantes das delegações estrangeiras e altas entidades japonesas. Cavaco Silva, que viajou acompanhado da mulher, visitou ainda a sala do trono, onde de manhã tinha decorrido a cerimónia de proclamação da entronização.

Naruhito e Masako têm uma filha, Aiko, de 17 anos, que apesar de ser descendente direta do Imperador, não pode assumir o trono, já que a sucessão no Japão se faz pela via masculina. O primeiro na linha de sucessão é o irmão mais novo do atual Imperador, o príncipe Fumihito, de 53 anos, com quem o ex-Presidente da República também conversou sobre os 160 anos das relações diplomáticas entre Portugal e o Japão, que se assinalam em 2020.

Durante o Banquete, Cavaco Silva falou ainda sobre o aumento das relações comerciais e turísticas entre os dois países com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que terá recordado a visita feita a Portugal em 2014. Já esta quarta-feira, os dois voltaram a estar juntos no jantar oferecido pelo primeiro-ministro às delegações estrangeiras.

Entre os convidados internacionais presentes nas festividades, estiveram os Reis de Espanha, Felipe e Letizia, o Príncipe Carlos de Inglaterra, a Princesa Mary da Dinamarca, o Príncipe Alberto do Mónaco, o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy.

* Quando quem nos representa na entronização do Imperador japonês é este senhor, não há qualquer dúvida sobre o país pequeno que somos e da pequena gente que nos governa.

.

Sem comentários: