23/10/2019

.
 HOJE NO
"O JORNAL ECONÓMICO"
Filho de Bolsonaro desiste de ser embaixador nos Estados Unidos

Eduardo Bolsonaro já tinha anunciado que possuía credenciais para ocupar o cargo em Washington: “Melhorei o meu inglês” e “já fritei hambúrgueres lá nos EUA”.

O filho de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, anunciou na passada terça-feira, 22 de outubro, que desistia de tentar ocupar o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América. A polémica instalou-se este verão quando o presidente brasileiro sustentou que existia a possibilidade do deputado do PSL-SP assumir o cargo uma vez que era “amigo dos filhos de Donald Trump, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande de mundo”.
.

No entanto, na passada segunda-feira, o presidente do Brasil assumiu que preferia que o filho permanecesse no Brasil de forma a “pacificar” o PSL-SP, que atualmente vive uma crise interna. A preferência de Jair Bolsonaro vai persistir, uma vez que o seu filho garantiu desistir da ideia de ser embaixador.

Ainda assim, antes da crise do partido, Eduardo Bolsonaro visitou alguns senadores norte-americanos para obter apoio para a indicação de embaixador, que precisava de ser aprovada pelos membros do Senado dos EUA, mas na sua viagem encontrou resistência da parte dos líderes parlamentares que integram o Senado.

“Foi uma decisão em que já estava a pensar há muito tempo. Ouvimos o conselho de muita gente. Além disso, tem a questão do meu eleitorado”, afirmou Eduardo Bolsonaro aos jornalistas após o seu discurso. “Seria um papel a ser desempenhado, mas aqui no Brasil acho que também tenho um papel tão ou mais importante”, sublinhou.

O deputado Eduardo Bolsonaro classificou a embaixada do Brasil nos EUA como “um ponto fulcral” na diplomacia internacional, uma vez que “estar próximo dos EUA é estar do lado da boa diplomacia”.

No mês de julho, quando surgiu a polémica, Eduardo Bolsonaro declarou que tinha competências para assumir o cargo de embaixador devido às suas credenciais e “vivências pelo mundo”. “Sou presidente da Comissão das Relações Exteriores, tenho vivências pelo mundo, já fiz intercâmbio, já fritei hambúrgueres lá nos EUA, no frio do Maine, estado que está na fronteira com o Canadá, no frio do Colorado, numa montanha”, sustentou em julho.

“Melhorei o meu inglês, vi como é o trato recetivo do americano para com os brasileiros”, declarou o deputado. Dias depois das declarações do filho, o presidente brasileiro sustentou que pretendia beneficiar o seu terceiro filho. “Se eu puder dar um ‘filé mignon’ ao meu filho, eu dou”, afirmou Jair Bolsonaro a 19 de julho.

* Em todo o caso seu Eduardo pode vir trabalhar na embaixada do Brasil em Portugal e vender alcagoitas nos intervalos, né?

.

Sem comentários: