15/09/2019



24-FUTURANDO
Mitos e verdades sobre a inteligência

Esta semana no Futurando a inteligência – e a suposta falta dela – é um tema central. Vamos explicar quais fatores, de fato, prejudicam o desempenho das nossas atividades cerebrais e podem nos deixar até mais "burros”, embora esse seja um termo pouco válido do ponto de vista científico. A questão é muito mais ligada a hábitos que à biologia do corpo. 

Se você já ouviu dizer que utilizamos apenas 10% do nosso cérebro, saiba que isso não passa de um boato sem qualquer comprovação da ciência. Vamos mostrar as possíveis origens dessa informação controversa, sem embasamento acadêmico, e que ainda hoje é tida como verdade por muitas pessoas. 

O programa vem ainda com dicas do que pode fazer bem para a nossa saúde. Aliás, para a saúde do cérebro. Diversas pesquisas mostram que determinados alimentos ajudam a atrasar a perda de memória, ou o surgimento do Alzheimer. O café da manhã é essencial. 

Para manter o cérebro jovem, o esporte também é muito importante. Quem acompanha o Futurando sabe disso porque sempre trazemos pesquisas que reforçam essa afirmação. Dessa vez, a novidade é que manter o corpo ativo pode ajudar a desenvolver mais neurônios e, portanto, proteger contra a demência. 

Você vai conhecer no Futurando a história de um homem que vive com microchips do tamanho de um grão de arroz implantados sob a pele. O alemão Ralf Neuhäuser diz que não faz mal à saúde. O último implante, inclusive, ele fez sozinho. Essa tecnologia tem diversas aplicações na rotina.  

FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários: