23/06/2019



.
12-FUTURANDO
Órgãos virtuais para testar medicamentos

.

.


01:04 A ciência tem avançado no estudo do uso de órgãos virtuais em testes de medicamentos. É uma forma de substituir os animais na hora de verificar a eficácia de algum princípio ativo que será usado na fabricação de remédios. Os detalhes dessa história você acompanha no Futurando desta semana. 

04:53 Afinal, a gordura faz mesmo tão mal à saúde? Por décadas campanhas mostraram que comer alimentos gordurosos é prejudicial. Mas especialistas concordam que o problema não está no consumo da gordura e sim no tipo dela. As de origem vegetal, por exemplo, em determinados casos até ajudam a baixar o colesterol; as de origem animal, pelo contrário, são ruins. 

09:37 Você já se perguntou por que humanos não podem receber sangue de outros vertebrados? Por que, mesmo com falta de sangue para transfusões, não podemos solucionar o problema com ajuda de outros animais? Na verdade, já foram feitos testes e deram errado. No programa vamos explicar o porquê.. 

12:12 O Futurando vai mostrar ainda os benefícios de uma caminhada em meio à natureza. Andar observando o verde ao redor faz bem a nossa saúde. Conversamos com o autor de livros que reúnem diversas pesquisas sobre o tema. Fato é que o ar de uma floresta contém 90% menos partículas de poluição que o da cidade. Mas esse não é o único benefício. 

16:31 Desembarcamos na Suíça para registrar como o país se prepara para os estragos que as mudanças climáticas podem provocar. As florestas estão sendo adaptadas para suportar a ocorrência de secas e tempestades. O detalhe é que isso está sendo feito também com ajuda de espécies estrangeiras, o que deixa a dúvida sobre os impactos da medida na biodiversidade local. 

24:01 Para terminar, a resposta para a pergunta: as árvores também dormem? Diversas pesquisas tentaram chegar a uma conclusão. No programa desta semana vamos contar se é mito ou verdade e se as plantas, afinal, têm um relógio biológico parecido ao nosso. 

.
FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários: