31/05/2019

.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Há 375 praias com qualidade ouro,
 menos 15 do que em 2018

Este ano são 375 as praias classificadas no Galardão Qualidade de Ouro, criado pela Quercus, menos 15 do que no ano anterior e o lixo marinho é uma das principais causas para esta diminuição.

Das praias galardoadas, 326 são praias costeiras, 40 são praias interiores e 9 são de transição. Em 2018, havia mais 16 praias costeiras galardoadas, sendo o único setor que sofreu diminuição. Já as do interior sofreram um acréscimo de 1 praia.
.
As regiões com maior número de praias qualificadas são a do Tejo e Oeste, com mais de 90 atribuições, seguida do Algarve com 87 e da Região Norte, com 74.

O lixo marinho é considerado pela Quercus um problema que necessita de rápida intervenção. Tendo em conta que cerca de 80% deste lixo é produzido em terra e só mais tarde transportado para o ambiente marinho, todos os frequentadores da praia devem ter especial atenção no que toca a manter a mesma limpa.

A organização recomenda que todos os concessionários da praia tenham atenção à limpeza do areal, à substituição dos sacos do lixo e à importância da sinalização. Alerta ainda os municípios e todas as entidades com responsabilidades na costa que realizem ações de sensibilização sobre o lixo marinho e o papel de cada um no seu combate.

Em 2019, a organização não governamental do ambiente passou a considerar as ocorrências, avisos de desaconselhamento e os casos de proibição da prática balnear do ano anterior, considerando que isso torna "mais exigentes" os critérios de classificação. No ano passado, constatou-se um número de ocorrências elevado podendo ter contribuído para um menor número de classificações este ano.

Para que uma praia seja classificada com qualidade de ouro, em 2019, a água balnear tem de ter qualidade excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2014 a 2017, as análises realizadas na última época deverão ter resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 e não deverá ter ocorrências de qualquer tipo durante o ano anterior.

* Num país pequeno tantas praias de qualidade é muito bom e com um povo a puxar para a porcaria....

.

Sem comentários: