18/01/2019

.

HOJE  NO 
"i"
Bactéria “Xylella fastidiosa”
 chegou a Portugal

A zona afetada pela bactéria está sob forte vigilância enquanto as autoridades investigam a origem da infeção


Foi confirmada a presença da bactéria “Xylella fastidiosa” em Portugal, mais concretamente nas plantas de lavanda existentes no jardim de um ‘zoo’ em Vila Nova de Gaia, Porto. As autoridades portuguesas já comunicaram oficialmente a presença da infeção em solo nacional.
 .


Segundo fonte comunitária, citada pela Lusa, a bactéria foi detetada “em 41 plantas de lavanda num jardim de um ‘zoo’ – ou seja, não numa zona agrícola – em Vila Nova de Gaia”

A bactéria “Xylella fastidiosa” ataca espécies como oliveiras, amendoeiras, cerejeiras, ameixeiras, sobreiros, figueiras e plantas ornamentais de flor espontânea. Não existe uma cura conhecida para a infeção.

Depois de ter sido identificada, e para evitar a propagação da infeção, foi estabelecida uma área demarcada com 100 metros da zona infetada – incluindo duas plantações e sete centros de jardinagem – e uma zona tampão circundante de cinco quilómetros, ambas sob forte vigilância. As autoridades estão também a investigar a origem da bactéria.

As plantas infetadas com “Xylella fastidiosa” foram destruídas e a circulação a todos os operadores nas áreas demarcadas foi restringida.

As autoridades portuguesas estão em contacto com a Comissão Europeia que está a acompanhar a situação, garante a mesma fonte. Várias subespécies da bactéria têm sido detetadas países europeus – como França, Espanha e Itália – desde 2015.

* Agricultores, Alerta!

.

Sem comentários: