09/10/2018

.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Presidente da República realça que Forças Armadas são motivo de orgulho

O Presidente da República defendeu que as Forças Armadas constituem “motivo de orgulho para os portugueses” e exortou a que todos, dos menos aos mais responsáveis, contribuam para o sublinhar todos os dias.

“Os portugueses reveem-se e confiam nas suas Forças Armadas. A relevância da sua missão, os seus valores e princípios, o firme sentido do dever, e o seu exemplar desempenho na defesa da nossa soberania, prestigiam Portugal e constituem motivo de orgulho para todos os portugueses”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
 .
Um orgulho que, acrescentou, “todos, dos menos aos mais responsáveis devem contribuir para sublinhar dia após dia”, realçou o Comandante Supremo das Forças Armadas no seu discurso, numa cerimónia na Base Aérea do Montijo, após condecorar a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, inaugurada em 1993 por Aníbal Cavaco Silva, então primeiro-ministro.

Cavaco Silva, na qualidade de “pai da esquadrilha”, como se lhe dirigiu Marcelo Rebelo de Sousa no momento da “foto de família” após a condecoração, mereceu lugar de destaque na cerimónia, ao lado do Presidente da República, com quem trocou cumprimentos.

A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha foi agraciada com a medalha de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, pelos seus 25 anos ao serviço da Marinha, registando 23 mil horas de voo em missões nacionais e internacionais.

“Foram 25 anos, iniciados na governação do então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, por isso aqui hoje, a muito justo título homenageado”, assinalou Marcelo Rebelo de Sousa.

A frota de cinco helicópteros constitui um “enorme trunfo para a missão da Marinha e das Forças Armadas, na dissuasão, na versatilidade, na decisão tática e nos seus efeitos”.

“Os helicópteros Lynx rapidamente se tornaram a linha da frente da Marinha e sempre estiveram onde ela esteve e portanto onde esteve Portugal”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Mendes Calado, agradeceu o “empenho determinante” de Cavaco Silva “para que a Marinha voltasse a ter asas” e frisou que o emprego dos helicópteros Lynx foi um dos momentos mais transformadores da Marinha.

“A operação de aeronaves embarcadas exigiu das guarnições dos navios a adoção de padrões de elevado rigor e profissionalismo que hoje, passado 25 anos, se disseminaram pela esquadra” e se “constituem como referência” em particular no domínio da segurança, destacou.

O almirante CEMA adiantou que o primeiro dos Lynx modernizado e com novo motor estará operacional em 2019. Atualmente, estão três destas aeronaves em Inglaterra no âmbito do programa de substituição dos motores e modernização visando estender o ciclo de vida útil dos Lynx.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Teixeira Rolo, o vice-presidente da comissão parlamentar de Defesa Nacional, Miranda Calha, entre outras altas patentes militares e convidados civis, marcaram presença na cerimónia na Base Aérea do Montijo.

* É democrático não concordar com tudo o que o PR diz.

.

Sem comentários: