ESTE MÊS NO
"MOTOR 24"
Responsável de Desenvolvimento
de Motores Porsche foi preso
Joerg Kerner é o mais recente alvo da justiça germânica
devido ao seu envolvimento no Dieselgate. No entanto, tudo aponta para
que o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso pelas
funções desempenhadas anteriormente à chegada a esta marca, quando ainda
estava ligado à Audi.
Mais um alto quadro do Grupo Volkswagen foi preso devido à fraude de
emissões que ficou conhecida como Dieselgate, que desencadeou um
processo em que as autoridades germânicas procuram apurar
responsabilidades.
.
Agora o responsável de desenvolvimento de motores
Porsche foi preso, com Joerg Kerner a ser detido pelo papel que terá
desempenhado quando trabalhava ainda na Audi. Este engenheiro entrou
para o Grupo VW através da Audi, em 2004 e oriundo da Bosch, tendo
trabalhado no design, software e funcionamento dos motores e
transmissões do fabricante dos quatro aros. É preciso ressalvar por isso
que a marca dos quatro anéis tem sido considerada como o local de
nascimento do ‘defeat device’ que permitiu alterar o comportamento de 11
milhões de motores, o que resultou numa gigantesca fraude relacionada
com as emissões de CO2.
Joerg Kerner era considerado próximo de Matthias Muller, que recentemente abandonou a liderança do Grupo VW(que assumiu em 2015 quando era o CEO da Porsche). Além disso, este especialista também trabalhou de perto com Wolfgang Hatz, engenheiro de topo do consórcio germânico que no último ano foi preso devido ao envolvimento no Dieselgate.
As recentemente tornadas famosas delações, que têm estado na ribalta
devido ao papel no caso brasileiro do Lava-Jato, podem também ter sido
utilizadas nesta situação. Afinal, existem indicações de que o
responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso devido às
informações fornecidas às autoridades por Giovanni Pamio. Este antigo
funcionário da Audi, que trabalhava no desenvolvimento de motores, foi
detido e novamente libertado em 2017, e terá testemunhado contra os seus
antigos colegas, sendo uma importante testemunha da acusação.
No início desta semana começou a apertar-se o cerco a Joerg Kerner.
Na altura os investigadores germânicos visitaram dez instalações e
confirmaram que recaiam suspeitas sobre dois atuais membros do staff e
um ex-funcionário da Porsche. Agora chegou-se à conclusão de quem era um
deles, pois o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi
preso. Outro dos nomes que estará na mira da justiça alemã, segundo
indicam meios de comunicação social germânicos, é o responsável de
desenvolvimento e produto, Michael Steiner.
Numa carta enviada aos funcionários da empresa, o CEO da marca,
Oliver Blume, reagiu ao caso. Nesse documento ele terá indicado que
“rejeitamos estas alegações e vamos fazer todos os possíveis para
clarificar este caso”.
* A reacção de Olivier Blume é só fumaça.
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